Copilot Beta pode ser usado como assistente padrão no Android
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Microsoft Copilot, chatbot de IA movido pelo motor do ChatGPT, já pode ser definido como assistente padrão do Android. Em uma atualização, a versão Beta do app passou a suportar o acionamento rápido do serviço por gestos, como pressionar e segurar o botão Home.
- O que é Copilot? Como funciona a IA da Microsoft
- Os 4 melhores assistentes virtuais para testar no celular
A opção veio à tona no Copilot Beta, já disponível para download na Play Store para quem faz parte do programa de testes. Ao instalar a atualização, os usuários ganham mais uma opção para definir a plataforma preferida além do Google Assistente, Bixby Voice e a Alexa.
Copilot a um toque de distância
Essa novidade facilita o uso do chatbot e o torna mais integrado ao sistema operacional para celulares e tablets. Ao definir a ferramenta como padrão, o acionamento fica mais intuitivo através de gestos como arrastar de baixo para cima no canto inferior da tela ou manter pressionado o botão lateral.
A modalidade, no entanto, ainda não está completamente funcional: ao utilizar um dos comandos para acionar o Copilot, o usuário é direcionado à tela inicial do app e precisa pressionar um botão para enviar comandos de texto ou voz.
Por enquanto, não há previsão de lançamento da opção para definir o Copilot como assistente padrão na versão estável do app.
Como mudar o assistente padrão no Android
Para escolher o Copilot como assistente padrão, é preciso atualizar a versão Beta do aplicativo e realizar o seguinte procedimento:
- Abra as configurações do Android;
- Acesse o menu "Aplicativos";
- Vá em "Escolher aplicativos padrão";
- Toque em "App assistente digital";
- Pressione a opção "Aplic. auxílio aparelho";
- Escolha o Copilot.
Agora é só acionar o assistente pelo gesto definido pela fabricante do ceular, como segurar o botão de início, o botão lateral ou o botão de voltar à tela inicial do Android.
ChatGPT deve seguir o mesmo caminho
A Microsoft não é a única que pretende explorar uma integração mais profunda com o Android. Além do Copilot, o ChatGPT pode ganhar suporte à configuração de assistente padrão no sistema operacional, o que também permitiria o acesso ao chatbot por gestos.
Mais tarde, a OpenAI começou a testar um novo atalho para acionar o chatbot movido por inteligência artificial pela central de notificações. Ao utilizar o botão, o aplicativo permite que o usuário insira comandos por voz para solicitar informações, textos e afins com ChatGPT.
As integrações, no entanto, ainda não estão disponíveis na versão estável do aplicativo para Android.