Publicidade

ChatGPT testa atalho para comandos de voz no Android

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Matheus Bertelli/Pexels
Matheus Bertelli/Pexels

O acesso ao ChatGPT vai ficar mais rápido em celulares com Android. Em uma atualização recente, a versão experimental do app ganhou um atalho para ser acionado em qualquer tela pela central de notificações.

É o que mostra o desenvolvedor Mishaal Rahman no seu perfil X (antigo Twitter) nesta semana. Em um vídeo, o profissional revela um novo botão do aplicativo para as configurações rápidas do sistema. 

A tecla aciona a plataforma de inteligência artificial como se fosse um assistente de voz. Funciona assim: basta pressionar o botão e fazer sua pergunta ou pedido por comando de voz. Depois, o ChatGPT responderá por áudio de um jeito similar ao Google Assistente, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O novo atalho é exclusivo da versão Beta, tornando-o disponível apenas para um grupo selecionado de pessoas. A nova função, aparentemente, também precisa de alguns polimentos devido à lentidão para trazer a resposta da solicitação no vídeo.

Ainda não há previsão de lançamento do recurso a todos os usuários.

ChatGPT será acionado pelo botão de início

O novo atalho é uma prévia de outra novidade que está por vir. Na mesma publicação, Rahman lembra que a OpenAI prepara a integração para configurar o ChatGPT como assistente digital padrão do Android.

A configuração permite a escolha do assistente que será acionado ao pressionar o botão de início no celular, por exemplo. No geral, os celulares trazem o Google Assistente como padrão, mas você pode selecionar outros apps, como a Alexa ou a Bixby, para o serviço.

Esses apps, ao serem definidos, também ganham permissão para acessar outras informações. É o caso do texto e imagens em exibição na tela, que são analisados para apresentar conteúdos relacionados.

Contudo, ainda não há informações oficiais sobre a liberação da integração do ChatGPT com o Android.