Publicidade

ChatGPT poderá ser usado como assistente padrão no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Janeiro de 2024 às 10h38

Link copiado!

Matheus Bertelli/Pexels
Matheus Bertelli/Pexels

Códigos encontrados na versão mais recente do aplicativo do ChatGPT para Android revelam a preparação de uma configuração para usar o chatbot da OpenAI como assistente virtual padrão no celular.

A descoberta foi compartilhada por Mishaal Rahman, desenvolvedor e colaborador de canais de tecnologia, que contou ao Android Authority que a configuração ainda não está pronta para ser utilizada, mas pode entrar em operação em breve.

ChatGPT como assistente padrão

Continua após a publicidade

Segundo Rahman, há uma nova atividade no código do app ChatGPT para Android chamada “com.openai.voice.assistant.AssistantActivity“. Essa função, quando lançada, abre por sobreposição uma animação igual à tela do chatbot no modo de consulta por voz.

Essa característica indica a possibilidade de acionar o ChatGPT como assistente a qualquer momento, sem a necessidade de abrir o app próprio ou acessar a página da IA pela web.

De acordo com Rahman, o serviço poderá ser acessado ao pressionar o botão central do sistema ou deslizar o dedo a partir de um canto da tela do celular, a depender das preferências de configuração de cada pessoa.

Continua após a publicidade

No entanto, o especialista conta que ainda faltam alguns ajustes no código para que o recurso funcione. Ao testar a função, ele nota que a animação do “modo assistente” do ChatGPT parece incompleta, enquanto a atividade se encerra abruptamente.

Rahman revela ainda a existência de um arquivo XML para definir o suporte do chatbot como assistente virtual no Android, mas que as declarações necessárias para essa configuração ainda não estão preenchidas.

Apesar dessas partes incompletas, o conjunto de evidências indica a intenção da OpenAI de oferecer o ChatGPT como uma alternativa ao Google Assistente no sistema Android — ainda que nada tenha sido dito oficialmente.

O momento para esse movimento da empresa, no entanto, é bastante oportuno. Como o Google está prestes a integrar o Bard ao seu Assistente, a OpenAI pode oferecer o ChatGPT no modo assistente como uma solução para evitar que as pessoas migrem para o Bard só porque está com acesso facilitado.

Continua após a publicidade

Esse cenário pode se concretizar nas próximas semanas, assim que as empresas anunciarem oficialmente as ferramentas e atualizações de seus serviços de IA.

Fonte: Android Authority