Conversas em grupo do Hangouts migrarão para o Google Chat

Conversas em grupo do Hangouts migrarão para o Google Chat

Por Rubens Eishima | 02 de Dezembro de 2020 às 12h32
Rubens Eishima/Canaltech

A lenta marcha para a descontinuação do Hangouts chegou a uma nova etapa. O Google anunciou que as conversas em grupo feitas pelo aplicativo migrarão para o Google Chat (antigo Hangouts Chat) nas próximas semanas.

A mudança valerá apenas para usuários com o Hangouts habilitado na conta — no caso de perfis profissionais, a configuração é feita pelo administrador do plano. De acordo com o Google, em uma etapa posterior ainda sem data prevista, os históricos de bate-papos em grupo também passarão para a nova plataforma.

O Google Chat foi lançado originalmente como Hangouts Chat, junto com o Hangouts Meet (este renomeado para Google Meet). O aplicativo é equivalente aos serviços Slack ou Teams, todos voltados principalmente para comunicação em grupos nas empresas.

Ainda segundo a Gigante da Web, a transição das conversas deve funcionar de maneira transparente para os usuários afetados, dentro do plano de começar a migração para o serviço mais novo a partir da primeira metade de 2021

Grupos poderão receber novos participantes (esq.), mas é preciso migrar a conversa para o novo formato (dir.) (Imagem: divugação/Google)

Mais mudanças no Chat

Além da integração dos grupos do Hangouts, o Google Chat ganhou novos recursos para os bate-papos, incluindo a opção de alterar os participantes de conversas já existentes.

Quem chegar depois à conversa terá acesso a todo o histórico do grupo, podendo acompanhar a discussão e todo o seu contexto. Além disso, o histórico exibirá a adição de novas pessoas, para que os participantes saibam da chegada de mais um colega.

Para os administradores de contas corporativas, o Google Chat oferecerá ainda a opção de desativar a gravação do histórico de conversas, respeitando os ajustes de retenção de dados no Vault.

As alterações devem entrar em vigor a partir desta quinta-feira (3), a princípio para as contas corporativas do Google Workspace. Para os usuários domésticos, a transição deve acontecer em paralelo com a migração do Hangouts para o Google Chat e Gmail.

Fonte:   Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.