Publicidade

Gboard com Material You começa a aparecer em versões antigas do Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2021 às 18h16

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

Nova linguagem de design do Google apresentada no Google I/O 2021, a Material You incorpora elementos visuais no Android 12 e em aplicativos que compõem o ecossistema da Gigante das Pesquisas. Pelo que sugere uma atualização do beta do Gboard, as alterações de interface baseadas no novo padrão também respingarão sobre versões de apps projetadas para edições antigas do sistema do robozinho.

Coincidentemente, o Gboard foi o primeiro app do ecossistema Google a ser repaginado pela Material You no Android 12 e, agora, no pacote de teste 10.9.04.387080390 do app para Android 11, a seção "Tema" passou a ser decorada por elementos com cantos arredondados e a barra de título ficou levemente colorida.

Continua após a publicidade

Por enquanto, as alterações acabam aí, mas nada impede que o Google continue implementando as novidades baseadas na Material You em apps da casa construídos para versões mais antigas do sistema. No caso do teclado virtual, o próximo passo seria levar novas cores e formatos para botões, detalhes em que o padrão de design também interfere.

Plano misterioso

Se uniformizar todo o ecossistema for a real intenção do Google, os usuários podem aguardar grandes novidades para os próximos meses. Daí, todas as mudanças visuais reportadas pelo Canaltech anteriormente também estariam a caminho de edições antigas do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Por ser uma versão de testes, é bem provável que o teclado virtual do Google ainda passe por alterações antes de alcançar o grande público — e novidades de interface podem aumentar ou sumir de vez até lá. Por enquanto, a única opção para conferir as modificações é se tornando um testador oficial do app ou, se você já for um, atualizá-lo na Play Store.