Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Compartilhamento rápido do Android estilo AirDrop entra em testes

Por| 01 de Julho de 2020 às 11h41

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O sistema de compartilhamento rápido de arquivos, anotações e outros conteúdos do Android semelhante ao AirDrop, do iPhone, começou a ser testado publicamente, após meses de rumores. O serviço foi disponibilizado para alguns usuários cadastrados no programa beta do Google Play Services.

Revelado em um vídeo recente sobre novos recursos do Android 11, o método de instalação do “Nearby Share” funciona independentemente da versão do sistema. Ao ser consultado pelo site Android Police, o Google informou que o objetivo é oferecer o recurso para aparelhos Android com a versão 6 ou superior, além de outros sistemas operacionais.

O recurso, cujo nome pode ser traduzido para “compartilhamento nas proximidades”, funciona com arquivos no celular ou outros tipos de conteúdo, como textos e imagens copiados na área de transferência.

Continua após a publicidade

O Nearby Share é exibido ao utilizar o recurso de compartilhamento já existente no Android, na lista de aplicativos. Alguns conteúdos oferecem a opção logo no topo da janela de compartilhamento, como no vídeo dos recursos do Android 11.

Ao ser acionado pela primeira vez, ele precisa ser configurado. O Nearby Share solicita um nome para o aparelho, um ajuste de visibilidade para o serviço (todos os contatos da agenda, apenas alguns contatos ou ninguém) e quais os tipos de conexão que podem ser usados (apenas Wi-Fi, uso da conexão celular para arquivos pequenos ou apenas compartilhamento offline).

Ao enviar um arquivo para outro dispositivo nas proximidades – que precisa já ter configurado o recurso –, o receptor recebe uma notificação para aprovar a transferência do conteúdo. Com a autorização de ambas as partes, a conexão é feita (dependendo das configurações de rede dos dois aparelhos) e o arquivo/texto/imagem é transferido.

Continua após a publicidade

Após a transferência, o celular que recebeu o conteúdo exibe uma notificação para abri-lo.

Apesar de a configuração padrão exigir que os dois aparelhos utilizem contas cadastradas na lista de contatos um do outro, é possível ativar um modo de visibilidade temporária na janela de configurações rápidas. A opção deixa o aparelho disponível para receber arquivos de desconhecidos, que recebem uma notificação de que um celular com o recurso está nas proximidades.

O teste do Nearby Share está em andamento para um número reduzido de usuários do Google Play Services Beta, com acesso controlado por uma configuração de servidor. O Google não informou uma data de lançamento para o recurso, mas disse que compartilhará mais informações no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police9to5Google