Publicidade

Como vão funcionar as atividades ao vivo do Android 16? Entenda

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

Depois do iPhone e da One UI 7, o Android 16 ganhou a sua versão própria das atividades ao vivo. O recurso vai mostrar informações rápidas de recursos em segundo plano tanto na tela de bloqueio quanto em um pequeno botão no topo da tela, para você ficar inteirado sobre o andamento das atividades sem abrir o app.

Na prática, as Atividades ao Vivo permitirão que os aplicativos exibam informações atualizadas em tempo real, com um nível de detalhe superior às notificações tradicionais, sem que o usuário precise abrir o aplicativo.

Dessa forma, será possível acompanhar o progresso de uma corrida de aplicativo, uma chamada telefônica em andamento ou a navegação do GPS diretamente na sua tela de bloqueio ou na área de status, por exemplo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modelo de funcionamento é similar ao recuros de mesmo nom do iOS, que já permite um acompanhamento dinâmico de eventos em andamento, como o próprio Google Maps.  

Em um documento para desenvolvedores, Google também apontou como o recurso não deve ser usado. Segundo a empresa, a função não pode apresentar anúncios, promoções, mensagens de chats, alertas de calendário ou acesso rápido a recursos de aplicativos. 

Quando o Android 16 deve chegar?

Apesar do seu lançamento já ter ocorrido, o Android 16 chegou primeiro aos celulares e tablets do Google, da família Pixel.

Para outros modelos de celulares, a chegada da atualização depende do calendário das fabricantes. Mas espera-se que a distribuição ocorra nos próximos meses. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Esses APPS estão ACABANDO com a bateria do seu CELULAR!