Como funciona o YouTube Kids | Guia Prático

Como funciona o YouTube Kids | Guia Prático

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 27 de Janeiro de 2022 às 17h05
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

YouTube Kids é a versão da plataforma de vídeos adaptada para o público infantil. Disponibilizando apenas conteúdos infantis, permite que pais e mães controlem a atividade e o tipo de vídeo consumido pelas crianças.

Para te ajudar a entender como funciona o YouTube Kids, o Canaltech preparou um guia prático para iniciantes, destacando os principais recursos da plataforma e como você pode usar essas funções para monitorar o que os filhos estão assistindo.

O que é o YouTube Kids

O YouTube Kids é uma versão do YouTube com recursos similares da plataforma original, mas tudo é voltado especificamente para crianças. Isso inclui os conteúdos, que em sua maioria são desenhos, animações e clipes educacionais. O Google afirma que usa uma combinação de filtros automatizados e revisão humana para aprovar cada vídeo publicado no serviço.

Outra característica marcante do YouTube Kids é a interface. Além de mais colorido, o visual traz botões maiores para facilitar a navegação, em especial por crianças pequenas que ainda não desenvolveram muita aptidão com telas sensíveis ao toque. Também se destaca o fato do aplicativo ser resumido em apenas quatro categorias (Séries, Música, Explorar e Jogos), simplificando o uso.

Como funciona o YouTube Kids

Embora possa ser acessado pelas crianças, todas as configurações do YouTube Kids são controladas pelo adulto responsável. Por esta razão, o serviço só funciona se ele estiver vinculado à conta Google do usuário maior de idade. Este passo é obrigatório e funciona para contas de crianças com até 12 anos.

O adulto responsável ainda pode estipular um limite de tempo no app, visualizar o histórico do que foi assistido e usar uma senha para bloquear canais, vídeos e outras partes que considere sensível para as crianças. Comentários estão desativados em todas as categorias de perfil, para evitar que as crianças vejam mensagens inapropriadas.

Diferenças do YouTube Kids para o YouTube normal

Além do maior controle dos pais e de conteúdo adequado para crianças, o YouTube Kids não mostra os comentários dos vídeos. Segundo o Google, isso impede que os usuários tenham acesso a textos impróprios ou que possam provocar bullying.

O YouTube Kids possui exibição de propaganda, mas todos os anúncios são baseados no perfil de idade selecionado pelo adulto. Aliás, se o responsável maior de idade for assinante do YouTube Premium, a criança poderá assistir vídeos sem nenhum comercial.

Outra diferença é que, por padrão, o YouTube Kids só pode ser usado na horizontal, não sendo possível navegar pelo serviço com a tela na vertical. Faz sentido, uma vez que essa versão do YouTube foi pensada para o uso do celular deitado e em tablets.

Recursos do YouTube Kids

Veja a seguir as principais funcionalidades disponíveis no YouTube Kids que podem ser controladas pelos pais ou adultos responsáveis pelas crianças.

Perfis

O YouTube Kids permite a criação de até oito perfis infantis, podendo ser associados a quatro categorias por idade: crianças de até 4 anos; de 5 a 8 anos; de 9 a 12 anos; e por fim de zero a 12 anos a partir de aprovação por conta própria. Nesta última opção, disponível apenas no app mobile, o adulto precisa aprovar manualmente os canais e conteúdos que ficarão disponíveis para as crianças.

Tela de criação de perfil no YouTube Kids (Captura de tela: Caio Carvalho)

Pesquisa

No perfil configurado para aprovação por conta própria, a busca por conteúdos está desativada. Os demais perfis permitem que o usuário mirim faça pesquisas, mas dentro da limitação de idade por cada uma das categorias.

Tela de ativação da busca no YouTube Kids (Captura de tela: Caio Carvalho)

Bloqueio de vídeos

Qualquer vídeo que apareça no YouTube Kids pode ser bloqueado pelo adulto responsável. Basta tocar na tela de um vídeo em reprodução e selecionar o botão “Bloquear”. O conteúdo pode ser desbloqueado posteriormente a qualquer momento.

YouTube Kids permite bloquear vídeos específicos para crianças (Captura de tela: Caio Carvalho)

Limite de tempo

Pelas configurações do YouTube Kids no aplicativo de celular e tablet, os pais têm uma opção de timer que define um limite de tempo para as crianças usarem o aplicativo. Ao atingir esse tempo máximo, o app é automaticamente bloqueado e a criança não poderá usá-lo até que o adulto faça o desbloqueio.

Tela de limite de tempo no YouTube Kids (Captura de tela: Caio Carvalho)

Histórico de uso

Assim como acontece nos navegadores de internet, o YouTube Kids guarda um histórico de todos os vídeos assistidos e canais acessados pelas crianças. Como é possível bloquear conteúdos individualmente, esse recurso pode ser útil na hora de consultar canais ou vídeos específicos que podem ou não agradar os responsáveis.

Tela das configurações de histórico no YouTube Kids (Captura de tela: Caio Carvalho)

Envio de feedback

Apesar de ter algoritmos e funcionários humanos trabalhando para manter a segurança do YouTube Kids, o próprio Google admite que nem sempre consegue filtrar o que é exibido no aplicativo. Pensando nisso, a empresa disponibiliza um recurso para denunciar vídeos que possam ter escapado dos sistemas automatizados.

YouTube Kids tem opção para marcar e denunciar vídeos (Captura de tela: Caio Carvalho)

Como baixar o YouTube Kids

O YouTube Kids pode ser baixado em tablets e celulares Android, através da Google Play Store, ou no iPhone (iOS) e iPad (iPadOS), pela App Store. Há ainda a versão web que está disponível em navegadores web no computador e celular.

Se você tem uma Smart TV, vale consultar a loja de aplicativos do aparelho, pois há uma versão da plataforma para televisores inteligentes. Consoles de videogame, como Xbox e PlayStation, além de Apple TV, possuem o aplicativo do YouTube Kids. O app também pode ser espelhado na televisão via Chromecast.

Como usar e configurar o YouTube Kids

O procedimento a seguir vale tanto para o aplicativo de celular do YouTube Kids quanto para a versão web da plataforma.

  1. Na tela inicial do YouTube Kids, toque em “Sou Pai/Mãe”;

  2. Informe sua idade e faça login com uma conta Google;

  3. Leia o termo de consentimento e prossiga em “Concluído”;

  4. Crie o perfil da criança com nome, idade e mês de nascimento. Toque na seta do canto inferior direito;

  5. Confirme a exibição de conteúdo por idade ou selecione outra opção de perfil;

  6. Com a configuração finalizada, toque no ícone do perfil desejado para começar a usar o YouTube Kids.
Tela de configurações no app mobile do YouTube Kids (Captura de tela: Caio Carvalho)

Fonte: Google (1, 2), YouTube Kids

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.