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Como vender na Shopee | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 29 de Março de 2022 às 08h00

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Divulgação/Shopee
Divulgação/Shopee

A Shopee chegou ao mercado brasileiro e, em pouco tempo, ganhou a atenção dos usuários. Além dos preços baixos e da ampla concorrência, o e-commerce ficou conhecido por oferecer cupons generosos e frete grátis com frequência. Com um público bastante amplo, é natural que empreendedores se perguntem como vender na Shopee.

Assim que chegou ao país, a plataforma tinha apenas anúncios de comerciantes estrangeiros. Gradativamente, os negócios brasileiros aderiram ao site e, com isso, o número de consumidores disparou. O propulsor desse movimento foram as condições impostas aos vendedores.

Como funciona a Shopee para vendedores?

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Para começar, vamos falar da comissão cobrada pela plataforma. Até o momento, a Shopee possui uma fatia de apenas 12% com valor máximo de R$ 100,00 — teto que pode ser revogado ou ajustado a qualquer momento e sem aviso prévio.

Além disso, o e-commerce possui algumas campanhas de incentivo aos vendedores. Todos os meses são disponibilizados dois cupons de frete grátis em compras acima de R$ 50,00 e em fretes até R$ 25,00 para cada anunciante. Se ele participar do Programa de Frete Grátis Extra, o número de cupons sobe para 5.

Esse programa adicona 6% à comissão e, em contrapartida, oferece entrega grátis acima de R$ 20,00 aos anúncios, mais cupons para os clientes, bem como um selo de destaque no site para a loja.

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Para manter o bom atendimento, a Shopee implementou um sistema de Pontos de Penalidade. Se quiser manter uma boa reputação diante da plataforma e dos usuários, o vendedor precisa cumprir determinadas regras:

  • Cumprir os prazos de entrega;
  • Envio adequado e produto sem defeitos;
  • Evitar o cancelamento de pedidos;
  • Não anunciar itens proibidos para vendas online;
  • Não publicar descontos enganosos;
  • Evitar anúncios em duplicidade;
  • Inserir o produto na categoria correta;
  • Não anunciar produtos falsificados;
  • Não violar a propriedade intelectual na sua loja;
  • Responder aos clientes de forma rápida e amigável;
  • Não pedir aos consumidores para que cancelem os pedidos.

O desempenho é medido semanalmente e, a cada segunda-feira, é atualizado. Para cada três pontos de penalidade, a loja sobe um nível. Quanto maior o nível, mais restrições a plataforma aplicará à conta. Mas, afinal, como os pontos são contabilizados?

  • A quantidade de pedidos atrasados/cancelados não deve ultrapassar a taxa de 10%. Se isso ocorrer, serão adicionados 2 pontos de penalidade;
  • Anúncios proibidos, falsificados e spam acumulam mais 2 pontos;
  • Se o vendedor ultrapassar 20% de anúncios na modalidade pré-encomenda, soma-se mais 1 ponto;
  • Se o vendedor pedir ao cliente para cancelar o pedido ou for agressivo no chat, a plataforma registrará outros 2 pontos.
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Agora que você sabe como funciona o sistema de pontos de penalidade, é importante entender quais restrições são aplicadas ao vendedor conforme o acúmulo desses pontos. Aliás, antes que seja apresentado aos níveis com mais detalhe, saiba que as penalidades são cumulativas.

  • Nível 1 (três pontos): a conta é banida das campanhas de marketing;
  • Nível 2 (seis pontos): além da restrição anterior, são removidas as vantagens de frete grátis, bem como reduzida a visibilidade de anúncios;
  • Nível 3 (nove pontos): nesse ponto, a visibilidade cai ainda mais;
  • Nível 4 (doze pontos): todas as penalidades anteriores somam-se à proibição de criar novos anúncios;
  • Nível 5 (quinze pontos): finalmente, ao atingir 15 pontos de penalidade, o vendedor tem a sua conta congelada.

Ainda que as exigências pareçam muito rígidas, não se espante.

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A loja ganha novas chance de obter bons resultados periodicamente. Cada penalidade é removida após 28 dias contados da sua aplicação. É possível acompanhar o status da sua conta na aba “Desempenho da Conta”, localizada na Central do Vendedor da Shopee.

Com essas informações em mãos, que tal aprender a vender na Shopee de uma vez por todas?

Como vender na Shopee

Primeiro, conclua o seu cadastro de vendedor na plataforma de e-commerce.

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1. Faça login na sua conta ou cadastre-se;

2. Selecione a opção "Comece a vender" na aba de "Perfil";

3. Escolha entre loja pessoal (CPF) ou empresarial (CNPJ);

4. Na próxima página, insira todas as informações solicitadas.

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5. Quando finalizar o processo, você receberá um e-mail de confirmação.

Depois disso, acesse a página de vendedor como explicado na etapa anterior.

Agora, será possível adicionar os produtos que você quer vender.

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1. Dessa vez, no perfil, você verá a opção "Adicionar Produto";

2. Clique sobre ela e, em seguida, preencha todos os campos;

OBS: Somente aqueles que estiverem com "*" são obrigatórios,
mas é interessante que o anúncio seja o mais completo possível.

3. No fim da tela, confirme o envio do anúncio.

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Depois da publicação do item, basta aguardar que os clientes encontrem e realizem pedidos na loja. Lembre-se de respeitar as regras da plataforma para não receber restrições e, em casos mais graves, ter a sua conta congelada.

Fonte: Shopee (1) e (2)