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Como criar um anúncio no Facebook

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

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Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

Criar anúncios no Facebook é uma das formas mais usadas para divulgar negócios, páginas, produtos ou publicações. A plataforma oferece uma ferramenta própria para facilitar a criação e o gerenciamento das campanhas publicitárias, que faz parte da plataforma Meta for Business.

A seguir, tire suas dúvidas sobre:

  • Como criar um anúncio no Facebook passo a passo?
  • Quais são os tipos de anúncios do Facebook?
  • Como definir o objetivo do anúncio?
  • Como é calculado o valor do anúncio?
  • Como pagar anúncios no Facebook Ads?
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Como criar um anúncio no Facebook passo a passo?

Para criar um anúncio no Facebook siga os passos abaixo:

  1. No menu lateral esquerdo do Meta Business Suite (business.facebook.com), clique em “Gerenciador de anúncios”;
  2. Toque em “Campanhas”;
  3. Clique em “+ Criar”;
  4. Escolha o objetivo da campanha e defina o nome, orçamento e categoria de anúncio;
  5. Configure o conjunto de anúncios: público, posicionamentos e programação;
  6. Selecione a Página do Facebook para o anúncio;
  7. Crie o anúncio e escolha o formato, mídia, texto e chamada para ação;
  8. Pré-visualize e clique em “Publicar”.

O Facebook vai analisar a solicitação antes de veicular o anúncio.

Quais são os tipos de anúncios do Facebook?

O Facebook tem quatro tipos de anúncios: imagem, vídeo, carrossel e coleção.

Imagem

Anúncios de imagem são os mais simples, e portanto os mais indicados quando você precisa criar uma nova campanha em poucos minutos. As imagens aparecem diretamente no Feed do Facebook.

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Especificações:

  • Formato JPG ou PNG;
  • Proporção de 1,91:1 a 4:5;
  • Resolução mínima de 1.440 x 1.440 pixels;
  • Texto de 50 a 150 caracteres;
  • Título de até 27 caracteres;
  • Descrição de até 30 caracteres;
  • Tamanho máximo de 30 MB.

Vídeo

Anúncios de vídeo ampliam as capacidades das campanhas de imagem porque aparecem em mais canais do Facebook.

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Além do Feed de notícias, os vídeos podem ser exibidos no recurso de Stories, Facebook Messenger, jogos ou no Facebook Watch, seção da rede social que reúne apenas conteúdos multimídia.

Especificações:

  • Formato MP4, MOV ou GIF;
  • Proporção de 1:1 para desktop e mobile ou 4:5 para mobile;
  • Resolução mínima de 1.440 x 1.440 pixels;
  • Texto de 50 a 150 caracteres;
  • Título de até 27 caracteres;
  • Duração de 1 segundo a 241 minutos;
  • Tamanho máximo de 4 GB;
  • Largura e altura mínimas de 120 pixels;
  • Legendas e áudio são opcionais, mas recomendados.

Carrossel

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Anúncios em carrossel seguem um formato parecido com os anúncios de imagem. Porém, em vez de uma única figura, a opção permite apresentar até dez fotografias ou vídeos em uma única campanha.

Cada item também pode ter o próprio link, e o Facebook ainda tem um recurso para organizar os cartões automaticamente de acordo com o conteúdo.

Especificações:

  • Imagens em JPG ou PNG;
  • Vídeos em MP4, MOV ou GIF, proporção 1:1 ou 4:5;
  • Resolução mínima de 1.080 x 1.080 pixels;
  • Texto principal de 80 caracteres;
  • Título de 45 caracteres;
  • Descrição de 18 caracteres;
  • URL obrigatória. 
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Coleção

Os anúncios de coleção são perfeitos para divulgar produtos. Funciona como uma vitrine em que você pode anunciar o mínimo de quatro itens (em imagens ou vídeos), e inclui até um botão de compra instantânea.

As coleções exibem uma foto de capa principal e, quando o usuário clica sobre ela, os demais produtos aparecem.

Especificações:

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  • Imagens em JPG ou PNG;
  • Vídeos em MP4, MOV ou GIF;
  • Proporção 1:1 ou 9:16;
  • Resolução mínima de 1.080 x 1.080 pixels;
  • Texto principal de 125 caracteres;
  • Título de 40 caracteres;
  • URL obrigatória.

Como definir o objetivo do anúncio?

O próprio Facebook já traz alguns objetivos e você pode escolher um deles. Confira quais são a seguir!

Gerar reconhecimento

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Se o seu objetivo é aumentar a visibilidade da sua marca ou produto, escolha o objetivo de "Reconhecimento". Isso ajuda a alcançar o maior número possível de pessoas dentro do seu público-alvo, tornando sua marca mais presente na mente do consumidor.

Alcançar novos clientes

Para atrair novos clientes e expandir sua base de contatos, essa opção permite captar informações dos leads sem que eles precisem sair da plataforma do Facebook, o que pode melhorar a taxa de conversão.

Aumentar as vendas

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Se o foco é impulsionar as vendas, os anúncios de conversão são os mais indicados. Ele visa ações específicas, como a geração de leads através de uma página, visualização ou ação específica dentro do site ou até mesmo a finalização de uma compra.

Monetizar seu conteúdo

Para monetizar seu conteúdo no Facebook, é necessário seguir as Políticas de Monetização para Parceiros. Essas políticas abrangem termos de pagamento, garantia de que seu conteúdo seja original, entre outras questões.

Mensagens para empresas

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Agora, se o objetivo é iniciar conversas com clientes em potencial, o objetivo de "Mensagens" é o mais adequado.

Esse formato de anúncio ajuda marcas a iniciar conversas na plataforma, alcançando mais pessoas com maior probabilidade de enviar mensagens para sua empresa.

Como é calculado o valor do anúncio?

O valor dos anúncios no Facebook Ads não é fixo. Ele depende do gasto total da campanha e do custo por resultado. Basicamente, você define quanto quer investir e o Facebook estima os resultados possíveis com esse valor.

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Quanto maior o investimento, maiores as chances de alcançar mais pessoas. A plataforma também permite definir limites de gastos por anúncio e por campanha, evitando despesas acima do planejado.

Como pagar anúncios no Facebook Ads?

O Facebook aceita vários métodos de pagamento para as campanhas. No Brasil, são aceitas as seguintes opções:

  • Cartões de crédito e cartões de débito (American Express, MasterCard e Visa);
  • Boleto bancário;
  • Mercado Pago;
  • PayPal em uma das moedas aceitas, incluindo o real brasileiro.

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