Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como cancelar um Pix enviado errado | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Novembro de 2023 às 11h10

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech

Até há uma forma de cancelar um Pix enviado errado, mas somente se você optou por agendar a transação e o valor ainda não foi debitado da sua conta. Caso contrário, não é possível anular uma transferência via Pix.

Essa questão é um pouco mais fácil de ser resolvida em compras online, pois é possível entrar em contato com a loja e acionar um serviço dedicado a estornos e devoluções. Porém, o mesmo não pode ser dito quanto a transações entre pessoas, uma vez que pode envolver negociações ou até mesmo acionamento do banco ou da Justiça.

Quando é possível cancelar um Pix?

Continua após a publicidade

Como mencionado anteriormente, você só pode cancelar um Pix agendado que ainda não foi emitido.Nesse caso, basta acessar a área de extratos do seu banco e desfazer a operação.

O procedimento é ligeiramente semelhante nos mais variados aplicativos de bancos. Basicamente é só fazer o seguinte:

  1. Abra o app do seu banco;
  2. Selecione a opção de Pix;
  3. Selecione o extrato do Pix;
  4. Toque na transação agendada e na opção para ver detalhes;
  5. Selecione a opção equivalente para cancelar o agendamento.

Pronto, aí é só conferir o saldo da sua conta e checar se o valor foi recuperado com sucesso. Confira nosso guia completo sobre como cancelar Pix agendado nos principais bancos do país.

Pix errado? Saiba o como proceder

Sempre que você fizer uma transação usando o sistema de pagamentos, vale a pena conferir com muita atenção se os dados realmente coincidem com as informações do recebedor que você deseja pagar.

Contudo, se você fez um Pix errado e não conseguiu cancelar pelo app, é possível tomar as seguintes providências.

Continua após a publicidade

Entrar em contato com quem recebeu o valor

Você pode verificar as informações do beneficiário do Pix por meio do aplicativo do seu banco. Se a chave Pix da pessoa for o número de telefone ou e-mail, esses dados podem ser usados para entrar em contato com ela e negociar a devolução do dinheiro.

Entrar em contato com o banco

Se você não conseguiu obter as informações do destinatário, não obteve resposta da pessoa que recebeu o Pix por engano ou se a pessoa se recusou a fazer a devolução, uma alternativa é entrar em contato com o seu banco. Você pode explicar a situação para eles e perguntar quais são as possíveis soluções que eles podem oferecer para ajudar.

Continua após a publicidade

Confira o número do SAC das principais instituições financeiras do Brasil:

  • Banco do Brasil: 0800-729-07222;
  • Bradesco: 4002-0022;
  • BTG Pactual: 0800-7722-8274;
  • Caixa Econômica Federal: 0800-726-01015;
  • Itaú: 0800-728-07286;
  • Pan: 0800-776-80008;
  • Santander: 0800-762-77779;
  • Sicredi: 0800-724-7220;
  • Nubank: 4020-0185.

Acionar a Justiça

Se as sugestões anteriores não resolverem o problema, você pode precisar recorrer à Justiça para recuperar o dinheiro. É possível registrar um boletim de ocorrência online, fazer capturas de tela de todos os extratos bancários e consultar um advogado para ser orientado sobre as possíveis ações legais.

Continua após a publicidade

Recebeu Pix? Saiba o como proceder

Se você é o destinatário de um valor enviado por engano,a orientação é devolver o dinheiro ao remetente. Confira dois métodos para fazer isso:

Botão de devolução de Pix

Continua após a publicidade

Devolver um Pix é algo simples de ser feito graças à existência de um botão no extrato da transação: basta clicar nele e seguir as instruções do aplicativo para realizar o estorno.

Entrar em contato com o remetente

Uma alternativa para restituir o valor é obter os dados de contato do remetente, como o número de telefone ou o endereço de e-mail associado à chave Pix, e entrar em contato para acertar a devolução do valor. Basta fazer uma ligação ou enviar uma mensagem para esclarecer o equívoco.

Além do tutorial sobre como cancelar um Pix agendado, você pode conferir outras dicas ensinando o que pode ser feito para recuperar o seu dinheiro caso o Pix tenha ido para uma conta errada. Se você é a pessoa que recebeu o Pix por engano, aprenda a devolver o dinheiro e se livrar de eventuais dores de cabeça.