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Como cancelar o cartão do Nubank | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 23 de Maio de 2022 às 09h10

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Divulgação/Nubank
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Cancelar o cartão Nubank é um procedimento que pode ser feito no aplicativo do banco digital para Android e iPhone (iOS). Por medida de segurança, a fintech só permite efetuar o cancelamento pela função de chat, para que um atendente confirme a a solicitação.

É possível cancelar o cartão Nubank manualmente, mas há casos que o próprio Nubank cancela o vínculo do cliente com o banco. Veja a seguir como abrir um pedido para cancelar o cartão Nubank e em quais casos essa medida é adotada pela empresa do “roxinho”.

  1. Abra o app do Nubank no celular;

  2. Toque no ícone de “Ajuda" (um ponto de interrogação), no canto superior direito;

  3. Toque no botão “Converse com a gente” e depois “Conversar pelo chat”;

  4. Solicite o cancelamento do cartão;

  5. Aguarde o atendente confirmar seus dados;

  6. Ao final, se estiver de acordo, confirme o processo para cancelar o cartão Nubank.
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E pronto.

Se você quiser cancelar o cartão Nubank fora do aplicativo, a companhia ainda oferece outros canais. Por telefone, através do número 0800 608 6236, ou pelo e-mail "meajuda@nubank.com.br" (sem aspas).

Bloqueio e cancelamento do cartão Nubank

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Bloquear o cartão Nubank é diferente de cancelar o cartão Nubank. Ambas as ações podem ser feitas pelo usuário ou pelo próprio Nubank, mas possuem consequências distintas para o cliente.

O bloqueio é uma medida temporária e reversível. O cliente pode pedir o bloqueio do cartão em caso de perda, roubo e outras situações. O Nubank também pode bloquear o cartão caso o cliente não envie documentos que comprovem sua identidade ou renda, se identificar atividade suspeita no histórico de compras ou se a fatura estiver atrasada há alguns dias.

Já o cancelamento do cartão é definitivo. Se o usuário completar a solicitação, ele encerrará o vínculo com o Nubank e, caso queira ser cliente novamente, precisará refazer o cadastro e pedir um novo cartão.

Por que meu cartão Nubank foi cancelado?

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O Nubank cancela um cartão somente em cenários muito específicos:

  • Se a fatura do cartão de crédito ficar em atraso por muito tempo;
  • Se o usuário ficar mais de 1 ano sem fazer novas compras;
  • Se o Nubank considerar que a segurança do cliente ou do banco está ameaçada.

Nas duas primeiras opções, o Nubank entra em contato com o cliente antes de cancelar o cartão, de fato. O banco fornece soluções para pagar compras em atraso ou questionar se o usuário ainda tem interesse em manter o cartão, mesmo sem usá-lo. Para o cancelamento por suspeita de ameaça, o Nubank não informa o motivo para encerrar o cartão.

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Preciso pagar a fatura antes de cancelar o cartão Nubank?

Sim. Se houver algum débito pendente, como fatura em atraso ou compras parceladas, você precisará quitar sua dívida antes de prosseguir com o cancelamento. Caso contrário, seu nome poderá ser incluído em listas de proteção ao crédito.

Posso cancelar só a função crédito do Nubank?

Sim. Durante o chat com o atendente do Nubank, você pode solicitar o cancelamento apenas do cartão de crédito e manter a função débito. E vice-versa: também dá para cancelar a conta do Nubank e manter somente o cartão de crédito.

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Tenho valores sobrando no Nubank. Posso pedir o cancelamento?

Sim, mas somente após transferir os valores para outra conta bancária. Se você tiver crédito em compras na fatura do cartão ou saldo positivo na NuConta, informe dados de outra conta no chat com o atendente. Assim, você não perde o crédito antes de cancelar o cartão Nubank.