Como cadastrar biometria e reconhecimento facial no Nubank

Como cadastrar biometria e reconhecimento facial no Nubank

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Março de 2022 às 11h00
Divulgação/Nubank

Para aumentar a segurança dos seus dados e rendimentos financeiros, é muito importante saber como cadastrar biometria e reconhecimento facial no Nubank. Com o recurso, você ganha uma camada extra de proteção no app e evita que pessoas mal-intencionadas façam transações indevidas.

O procedimento é bastante simples e pode ser feito no aplicativo do banco digital. Veja a seguir como ativar a impressão digital ou reconhecimento facial do Nubank no Android e iPhone (iOS).

Como cadastrar biometria no Nubank (Android)

Embora alguns dispositivos Android possuam a opção de desbloqueio via reconhecimento facial, o app do Nubank se baseia na leitura de impressão digital para liberar o acesso na plataforma.

  1. Abra o app do Nubank e toque no ícone de perfil no canto superior esquerdo para acessar o menu de configurações do app;

  2. Em seguida, acesse o item "Segurança";

  3. Ative a função "Acesso ao app";

  4. Se você usa o método de biometria para desbloquear a tela do celular, a impressão digital no Nubank será ativada. Caso contrário, o app exigirá o padrão ou senha.
Tela mostra como ativar impressão digital no Nubank no Android (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como cadastrar reconhecimento facial no Nubank (iPhone)

Para iPhones, o tutorial de como cadastrar biometria no Android é praticamente o mesmo, só que por meio do Touch ID da Apple. Porém, para o iPhone X ou modelos posteriores, é possível usar o Face ID como método de desbloqueio do app do Nubank.

  1. Abra o app do Nubank e toque no ícone de perfil no canto superior esquerdo;

  2. Em seguida, selecione o item "Segurança";

  3. Ative a função "Acesso ao app";

  4. Se você usa o Touch ID ou Face ID como desbloqueio de tela no seu iPhone, a impressão digital ou reconhecimento facial serão devidamente ativadas. Caso contrário, o app exigirá a senha.
Como ativar impressão digital no Nubank no iPhone e usar o Face ID no aplicativo (Captura de tela: Lucas Wetten)

Como funciona a impressão digital no Nubank?

O Nubank utiliza o método de bloqueio de tela (padrão, senha, impressão digital ou Face ID) do seu celular como recurso de segurança. Isso significa que, caso você queira bloqueá-lo com impressão digital, deve configurar o desbloqueio de tela do aparelho usando a autenticação biométrica, e não o padrão ou a senha. Caso você não o utilize, faça a alteração no seu sistema operacional.

Além disso, desde fevereiro de 2022, o Nubank passou a exigir senha ou biometria por padrão ao abrir o app. Então, se for o seu primeiro acesso no serviço, você precisará usar o leitor de impressão digital, reconhecimento facial ou digitar a senha para conseguir usar a ferramenta.

Posso desativar o cadastro biométrico no Nubank?

Sim. Apesar de ser um recurso ativado por padrão, a biometria no Nubank é opcional e pode ser desativada a qualquer momento. Basta seguir o mesmo caminho citado nos tutoriais deste artigo e desmarcar a chave "Acesso ao app".

Para reconhecimento facial no Nubank, quais iPhones são compatíveis?

Os iPhones X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro, 11 Pro Max, 12, 12 Mini, 12 Pro, 12 Pro Max, 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max podem usar o Face ID para cadastrar reconhecimento facial no app do Nubank.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.