Como abrir arquivos ODT, ODS e ODP no celular | Guia Prático
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Dá para abrir arquivo ODT no celular se você não estiver com um computador por perto para visualizar o conteúdo desse tipo de documento. Existem aplicativos disponíveis gratuitamente na App Store e na Play Store capazes de fazer a leitura dos formatos.
O que significam as extensões ODT, ODS e ODP
Se você não faz ideia do que se trata, os arquivos na extensão ODF (OpenDocument Format) são uma espécie de formato “universal” para documentos digitais, isto é, eles dispensam o uso de licença e não possuem vínculo a um aplicativo ou software específico, como o Office 365 da Microsoft é proprietário dos arquivos DOC, PPT e XLS.
Nisso, existem três principais distinções do formato ODF:
- ODT: esse formato é equivalente ao DOC e DOCX e é usado para abrir e editar documentos em formato de texto;
- ODS: arquivos com essa extensão equivalem ao XLS e XLSX do Excel, ou seja, são itens de planilha;
- ODP: corresponde ao formato livre para apresentação de slides, equivalente ao PPT do PowerPoint.
Não tão comuns quanto os seus "irmãos", também é possível encontrar arquivos nos formatos ODG e ODF, que representam as versões abertas de arquivos de desenhos vetoriais e de equações matemáticas, respectivamente.
Quem utiliza Linux geralmente costuma ter mais contato com arquivos desses formatos. Também é muito comum você baixar um documento de algum órgão como Banco do Brasil, Caixa e Correio e se deparar com as extensões livres de licenças.
2 dicas para abrir arquivos ODT, ODS e ODP
Tanto o Android quanto o iOS são capazes de acessar arquivos ODT, ODS e ODP — desde que tenham softwares compatíveis com os formatos. Você confere abaixo as principais sugestões de apps para fazer o acesso.
1. Microsoft 365
Embora seja de propriedade particular da Gigante de Redmond, o Microsoft 365 é uma excelente e popular solução para abrir documentos ODT, pois é capaz de identificar automaticamente o tipo de arquivo e abrir a ferramenta mais adequada para visualização do conteúdo.
Faça o seguinte:
- Baixe o Microsoft 365 (Android | iOS);
- Faça o seu login no aplicativo;
- Acesse a pasta onde o arquivo se encontra;
- Toque no arquivo desejado;
- Selecione para abrir como Microsoft 365.
Após abrir o arquivo, a plataforma da Microsoft ainda permite realizar edições e salvar o documento em outra extensão ao seu critério. Veja como usar a suíte de aplicativos da Microsoft no seu celular.
2. OpenDocument Reader
Quem estiver à procura de uma solução mais expressa e sem muita burocracia pode contar com o OpenDocument Reader, que é um aplicativo dedicado à visualização de arquivos ODT, ODS e ODP e não exige conta para abrir. Veja como usá-lo
- Baixe o OpenDocument Reader (Android | iOS);
- Acesse a pasta onde o arquivo se encontra;
- Toque no arquivo desejado;
- Selecione para abrir com o OpenDocument.
Apesar do foco em abertura e visualização, o OpenDocument Reader permite fazer modificações pontuais, como alterar o nome do arquivo ou adicionar observações em trechos específicos.
Se você é entusiasta de soluções de código aberto vai achar interessante conferir dez dicas de aplicativos open source para Android. Confira também um tutorial ensinando a criar um documento LibreOffice no Google Docs.