Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 coisas para fazer no WhatsApp, além de enviar mensagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Abril de 2024 às 10h00

Link copiado!

Amin Moshrefi/Unsplash
Amin Moshrefi/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro mais popular do Brasil, mas o aplicativo não fica limitado somente a conversas por texto. É possível fazer uma série de atividades pela plataforma, desde transferência de dinheiro até chamadas de vídeo, o que a torna uma ferramenta essencial e versátil para o dia a dia. 

10 coisas para fazer no WhatsApp além das conversas

O Canaltech separou alguns dos recursos mais interessantes do aplicativo da Meta — veja quais são:

Continua após a publicidade

1. Pagamentos

O WhatsApp pode ser usado para transferir ou receber dinheiro: você só precisa cadastrar um cartão de crédito ou débito, abrir uma conversa e digitar o valor. Além disso, alguns perfis comerciais na plataforma incluem uma opção para já pagar os pedidos diretamente pelo mensageiro.

2. Encontrar estabelecimentos

O Zap também é uma alternativa para encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos próximos. A ferramenta de busca do app traz uma série de contas comerciais com detalhes como endereço, horário de funcionamento e catálogo — além, é claro, de um espaço para conversar diretamente com a empresa.

3. Criar figurinhas

Houve um tempo em que era necessário baixar um aplicativo de terceiros para criar uma figurinha e usá-la nas conversas, mas isso ficou no passado. A versão para iOS do WhatsApp já tem um recurso para gerar um sticker rapidamente, com opções para remover o fundo e adicionar textos.

4. Chamadas de áudio e vídeo

Continua após a publicidade

O mensageiro ainda pode ser usado para chamadas em áudio ou vídeo com até 32 participantes (ou até 128 pessoas, no caso de conversas de voz) e dispensa o uso de outros apps para isso. O recurso tem suporte à versão para computadores e ainda inclui uma opção para compartilhar a tela, similar ao que ocorre em plataformas como Meet e Zoom.

5. Participar de comunidades

As comunidades funcionam como um supergrupo capaz de abrigar outros grupos menores no WhatsApp. O recurso é útil para quem precisa lidar com muitas pessoas, mas tem que organizar os participantes entre conversas diferentes — além da segmentação, há um grupo de avisos no qual todos os integrantes têm acesso.

Continua após a publicidade

6. Enquetes

Às vezes, uma troca de mensagens não é suficiente para definir qual será a programação do final de semana ou a data da próxima grande comemoração do grupo. Para isso, o app oferece a criação de enquetes, que registram automaticamente as opções mais votadas. 

7. Status

Continua após a publicidade

No WhatsApp, os stories recebem o nome de Status e abrigam publicações em fotos ou vídeos que expiram após 24 horas. Vale lembrar que o aplicativo também possui um editor de fotos nativo, então não é necessário abrir outra ferramenta para fazer os ajustes finais na imagem antes de publicá-la.

8. Entrar em canais

Os canais funcionam como grandes chats de disparo em massa: qualquer pessoa pode seguir uma conversa do tipo, mas apenas o administrador pode enviar mensagens. O espaço é muito útil para acompanhar notícias e atualizações sobre temas específicos — e você pode aproveitar para seguir o Canaltech por lá.

Continua após a publicidade

9. Salvar dados importantes

Com tantos grupos e conversas acontecendo ao mesmo tempo, o mensageiro ainda é útil para criar um chat só com você mesmo. O espaço é útil para compartilhar arquivos e salvar informações importantes, de forma que você abra esses conteúdos rapidamente e de forma privada.

10. Divulgar um negócio

O WhatsApp Business é uma versão da plataforma voltada para pequenas empresas e profissionais autônomos. É possível configurar uma conta comercial e ter acesso a ferramentas exclusivas, como mensagens automáticas, informações sobre horário de funcionamento no perfil e a opção de separar as conversas entre etiquetas. 

Continua após a publicidade

A versão Business é uma alternativa importante para promover um negócio no aplicativo e facilitar as formas de contato com potenciais clientes. E vale lembrar que o Telegram também tem uma versão dedicada aos negócios, então confira um comparativo completo entre as duas plataformas.