Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai arquivar automaticamente abas sem uso no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Março de 2024 às 09h31

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O Chrome para Android prepara uma nova ferramenta para melhorar a organização de abas. Na versão 125, a versão de testes Chrome Canary recebeu um recurso experimental chamado “Organizador de guias”, que arquiva ou até mesmo exclui as instâncias inativas do navegador. 

A novidade deu as caras no Chrome Flags, o portal de ferramentas em desenvolvimento e em fase de testes do navegador do Google. Através dele, desenvolvedores e curiosos podem ativar as funcionalidades antes do lançamento geral, mesmo com as possíveis falhas por ser uma versão Beta.

Abas mais organizadas

Continua após a publicidade

O organizador de abas é identificado como “Android Tab Declutter” no Chrome Flags. Na descrição, a equipe do Chrome indica que a ferramenta ativa um “arquivamento automático e exclusão de abas inativas” a fim de evitar o empilhamento de páginas da web abandonadas.

Apesar de oferecer a ativação, não está claro como o organizador seria aplicado no dia a dia. A expectativa é de que a ferramenta faça sugestões para retirar as abas ou realize as ações com uma opção para reverter a exclusão ou arquivamento com poucos toques. 

Também não há previsão de lançamento da ferramenta a todos os usuários do navegador. Contudo, caso queira testar — por sua conta e risco —, o organizador apareceu na versão 125.0.6384.0 do Chrome Canary para Android.

Continua após a publicidade

Google aprimora segurança no Chrome

Além de explorar novos caminhos para facilitar a navegação entre sites, o Google aprimorou a proteção do Chrome em meados de março. A atualização se concentra no modo de navegação segura, que agora verifica se o site é malicioso ou não em tempo real.

“Se suspeitarmos que um site representa um risco para você ou seu dispositivo, você verá um aviso com mais informações”, disse o Google na época. “Ao verificar os sites em tempo real, esperamos bloquear 25% mais tentativas de phishing.”