Chrome ganha proteção em tempo real contra sites maliciosos
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google liberou uma atualização para que navegar pelo Google Chrome fique ainda mais seguro. A partir desta quinta-feira (14), o app vai verificar o banco de dados de sites maliciosos da empresa em tempo real para evitar o acesso a páginas falsas, com vírus, tentativas de golpes e outros tipos de ameaças. A estimativa é de que a alteração da política de segurança ajude a impedir os ataques por phishing.
- 8 melhores navegadores de internet para Android e iPhone
- Por que o Google vai acabar com o cadeado que indica se um site é seguro?
Chrome ganha proteção em tempo real
A atualização é aplicada no modo de navegação segura, já disponível no browser. Agora, o mecanismo vai verificar a base do Google de páginas consideradas perigosas ou suspeitas assim que o internauta acessar o site.
“Se suspeitarmos que um site representa um risco para você ou seu dispositivo, você verá um aviso com mais informações”, disse o Google. “Ao verificar os sites em tempo real, esperamos bloquear 25% mais tentativas de phishing.”
Essa medida difere do método anterior, que atualizava a lista de sites perigosos do navegador a cada 30 a 60 minutos. Contudo, a equipe de segurança da empresa descobriu que “um site malicioso médio existe na verdade por menos de 10 minutos” — ou seja, os avisos precisavam ser mais rápidos.
Disponível para computadores e iOS
Por ora, a atualização chegou apenas no Chrome para computadores (Windows, macOS e Linux) e para iOS. Isso significa que se você já possui um dispositivo com um desses quatro sistemas operacionais, a nova tecnologia já está disponível no seu PC, celular ou tablet.
Para quem utiliza dispositivos com Android, o Google informou que a atualização será liberada no final de março.
A empresa ainda garantiu que utiliza criptografia e outras técnicas de privacidade para garantir que nenhum agente, inclusive o Google, tenha acesso aos sites que são visitados.
Melhorias no gerenciamento de senhas do iOS
O Chrome para iOS também recebeu melhorias na ferramenta que analisa senhas do navegador, que passou a mostrar um aviso quando a credencial é fraca ou foi reutilizada. Ou seja, não é mais limitado apenas aos vazamentos identificados de tempos em tempos pelo Google.
“O Chrome exibirá um alerta sempre que detectar um problema com uma senha que você digitou, mas você pode verificar suas senhas a qualquer momento visitando a Verificação de segurança nas configurações do Chrome”, anunciou a empresa.