Chrome quer tornar quase instantânea a reabertura abas fechadas no PC

Chrome quer tornar quase instantânea a reabertura abas fechadas no PC

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Agosto de 2021 às 15h05
Tati___Tata/Visualhunt

Um dos recursos mais úteis dos navegadores atuais é a interface por guias, mas também pode ser frustrante fechá-las por engano. Retomar abas encerradas acidentalmente é algo que já existe há algum tempo no Chrome, mas o Google ainda quer acelerar esse processo. Esse tema já havia sido mencionado em julho, aqui no Canaltech, mas ainda estava em fase de desenvolvimento.

Hoje, a forma mais rápida de restaurar uma página fechada e com o atalho Ctrl + Shift + T, o que reabre a guia mais recente. Só que, mesmo com essa agilidade, ainda leva algum tempo para a recarga completa da página e o retorno da navegação normal. É isso que os desenvolvedores agora querem solucionar ao implementar um novo cache de guias no navegador.

Além do atalho no teclado, também dá para reabrir guias pelo botãozinho de seta (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Com o recurso Back-Forward Cache (memória de avanço e retrocesso, em tradução livre), o programa é capaz de acelerar a navegação, seja ao avançar ou retornar nas páginas acessadas. O mesmo princípio passa a ser aplicado para guias fechadas: o site ficará armazenado quando a aba for encerrada e isso vai acelerar uma eventual restauração. Se você estiver no final de uma longa página de artigo, a leitura volta para o mesmo lugar, em vez de guiá-lo para o começo da página.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além do atalho no teclado, o Chrome também possibilita a reabertura com o menu de contexto da barra de guias, com a ferramenta Histórico ou com o pequeno botão de seta para baixo, inserido em abril deste ano. Todas essas são opções viáveis, com benefícios e desvantagens próprias, e só dependem do gosto do usuário para utilização.

Chrome no Android já tem

Embora seja novidade nos desktops, o Back-Forward Cache já existe no Chrome para Android há bastante tempo. Repare que qualquer página aberta no programa permanece no exato local onde você deixou, mesmo se você encerrar o navegador e reiniciar o telefone.

Por enquanto, o cache de guias fechadas só está liberado para a versão Canary do Chrome 94, voltada para desenvolvedores e testadores. Se você estiver nela, é possível forçar a ativação manual do recurso ao seguir as etapas:

Passo 1: Inicie o Chrome Canary e digite o seguinte comando na barra de endereços: chrome://flags/#closed-tab-cache

Passo 2: Use o menu suspenso para selecionara opção "Enabled"

A opção precisa ser ativada manualmente (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Passo 3: Reinicie o Chrome e aproveite a reabertura mais rápida das guias fechadas

O novo recurso está liberado nesta versão específica e é compatível com Windows, macOS, Linux e Chrome OS. Não há previsão de quando ela deve desembarcar de modo definitivo na versão estável do navegador.

Notou muita diferença na navegação? Por aqui, parece até que o programa ficou mais rápido. Compartilhe sua experiência nos comentários

Fonte: TechDowns  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.