Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome quer tornar quase instantânea a reabertura abas fechadas no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Agosto de 2021 às 15h05

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt
Tudo sobre Google

Um dos recursos mais úteis dos navegadores atuais é a interface por guias, mas também pode ser frustrante fechá-las por engano. Retomar abas encerradas acidentalmente é algo que já existe há algum tempo no Chrome, mas o Google ainda quer acelerar esse processo. Esse tema já havia sido mencionado em julho, aqui no Canaltech, mas ainda estava em fase de desenvolvimento.

Hoje, a forma mais rápida de restaurar uma página fechada e com o atalho Ctrl + Shift + T, o que reabre a guia mais recente. Só que, mesmo com essa agilidade, ainda leva algum tempo para a recarga completa da página e o retorno da navegação normal. É isso que os desenvolvedores agora querem solucionar ao implementar um novo cache de guias no navegador.

Continua após a publicidade

Com o recurso Back-Forward Cache (memória de avanço e retrocesso, em tradução livre), o programa é capaz de acelerar a navegação, seja ao avançar ou retornar nas páginas acessadas. O mesmo princípio passa a ser aplicado para guias fechadas: o site ficará armazenado quando a aba for encerrada e isso vai acelerar uma eventual restauração. Se você estiver no final de uma longa página de artigo, a leitura volta para o mesmo lugar, em vez de guiá-lo para o começo da página.

Além do atalho no teclado, o Chrome também possibilita a reabertura com o menu de contexto da barra de guias, com a ferramenta Histórico ou com o pequeno botão de seta para baixo, inserido em abril deste ano. Todas essas são opções viáveis, com benefícios e desvantagens próprias, e só dependem do gosto do usuário para utilização.

Chrome no Android já tem

Embora seja novidade nos desktops, o Back-Forward Cache já existe no Chrome para Android há bastante tempo. Repare que qualquer página aberta no programa permanece no exato local onde você deixou, mesmo se você encerrar o navegador e reiniciar o telefone.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o cache de guias fechadas só está liberado para a versão Canary do Chrome 94, voltada para desenvolvedores e testadores. Se você estiver nela, é possível forçar a ativação manual do recurso ao seguir as etapas:

Passo 1: Inicie o Chrome Canary e digite o seguinte comando na barra de endereços: chrome://flags/#closed-tab-cache

Passo 2: Use o menu suspenso para selecionara opção "Enabled"

Continua após a publicidade

Passo 3: Reinicie o Chrome e aproveite a reabertura mais rápida das guias fechadas

O novo recurso está liberado nesta versão específica e é compatível com Windows, macOS, Linux e Chrome OS. Não há previsão de quando ela deve desembarcar de modo definitivo na versão estável do navegador.

Notou muita diferença na navegação? Por aqui, parece até que o programa ficou mais rápido. Compartilhe sua experiência nos comentários

Fonte: TechDowns