Chrome testa opções para personalizar modo de leitura
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Ainda em desenvolvimento, o novo modo de leitura do Google Chrome para desktop pode trazer alguns recursos para personalizar a experiência visual. Testadores descobriram que a barra de ferramentas foi movida para um menu escondido e a função pode receber compatibilidade com as cores do tema escolhido pelo usuário.
- Microsoft Edge vai abandonar 5 recursos nativos; saiba quais
- Raposa ou panda-vermelho? A história do mascote do Firefox
Ao abrir o menu de opções, sinalizado por um ícone de engrenagem, é possível encontrar alternativas para alterar o tamanho da fonte, esquema de cores, altura das linhas e espaçamento de letras. Essas opções já estão disponíveis no modo de leitura, mas ficam distribuídas num painel no topo da tela e não oferecem muitas opções de cores.
Além disso, o navegador do Google também desenvolve um modo para ler artigos em voz alta, em funcionamento similar ao Microsoft Edge e ao Firefox. Ambas as atualizações são testadas no canal Canary do Chrome e só devem chegar a todas as pessoas nos próximos meses.
Modo de leitura do Chrome
O modo de leitura permite ler os textos de uma página em uma aba lateral, sem distrações visuais. A função ainda está em fase experimental e só pode ser ativada a partir de um comando no Chrome Flags:
- Acesse chrome://flags;
- Procure por “Reading Mode”;
- Selecione “Enabled”;
- Reinicie o navegador;
- Abra uma página qualquer;
- Clique no ícone do painel lateral;
- Selecione “Modo de leitura”.
Caso você ainda não tenha escolhido um navegador principal, pode conferir motivos para usar e razões para não usar o Google Chrome.