Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome testa ferramenta que lê textos em voz alta no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2023 às 12h33

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google Chrome testa uma ferramenta que faz o navegador ler textos em voz alta. Testadores encontraram a função dentro do modo de leitura do app e ela é capaz de transformar texto em fala, algo parecido em outros navegadores.

A voz da leitura do Chrome é bem robótica e desafinada, servindo quase exclusivamente como uma ferramenta de acessibilidade. Quando disponível, ela aparece num botão "Play" posicionado ao topo do artigo colocado no modo de leitura.

Continua após a publicidade

Na atual versão, o usuário quase não tem controle sobre a reprodução da leitura — pode iniciar e pausar, apenas. A implementação é bem básica e está bem atrás de concorrentes, como o Firefox e o Microsoft Edge, que há anos oferecem um modo de leitura com uma ferramenta parecida, porém bem mais eficiente e expressiva.

Ainda que seja rudimentar, a adição é importante para tornar o modo de leitura do Chrome mais completo e útil, principalmente para portadores de deficiência auditiva. Com mais refinamento, a experiência pode se aproximar com a de audiolivros, mas servindo para praticamente qualquer artigo disponível na web.

Em testes

A função continua em testes, então muita coisa pode mudar até o lançamento definitivo. Quanto a isso, não há previsão, mas uma vez que o recurso está em testes no Chrome Canary, deve levar alguns meses até o público poder experimentá-lo.