Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome também ganhará tema dinâmico no Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 10h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A Material You tem como uma das suas principais características a uniformização do Android — do sistema, aos aplicativos construídos para ele. Apps do ecossistema Google parecem estar em preparação para a estreia da nova linguagem de design e, desta vez, foi o Chrome quem deu sinais da iminente repaginada visual.

Os indícios tomaram forma de um recurso experimental adicionado ao chrome://flags do Chrome Canary (canal de testes do browser) na versão 93.0.4561 para Android 12. No menu, a novidade é chamada de “Dynamic colors on Android”, enquanto a descrição faz referência direta ao tema dinâmico do Android 12: “habilite as cores dinâmicas nos dispositivos com suporte, como os celulares Pixel que rodam o Android 12”.

Continua após a publicidade

Como já era de se esperar, a função ainda não está em pleno funcionamento. Quando habilitada, só dá para encontrar diferenças no menu de configurações do programa. Nenhuma outra área do app foi modificada pelos temas dinâmicos e a adição é extremamente discreta.

Ao observar as capturas de tela, você percebe que o título da página assume a cor do tema dinâmico — rosa, neste caso — de forma bem suave. No padrão escuro do sistema, a cor fica significativamente mais intensa e a fonte que compõe o menu ganha um ligeiro tom de rosa. Os interruptores que ativam e desativam funções também receberam a nova paleta.

São claros os sinais de que a ferramenta ainda não está pronta para ser liberada — e o Google está se dando tempo para trabalhar. O Chrome Canary costuma ser a linha de frente para a introdução de ferramentas e é o canal mais instável do navegador. A versão de testes é a de número 93 e, atualmente, o app estável se encontra na compilação 91, portanto, há ao menos uma atualização pela frente antes de a versão corrente receber as novidades.

Continua após a publicidade

Para ativar a ferramenta, você precisa estar com o novo sistema operacional instalado em seu aparelho (confira a lista de celulares compatíveis com a fase beta do Android 12) e com atualizações do Chrome Canary em dia. Feito isso, você deve ir ao menu chrome://flags através da barra de endereços do navegador e inserir "Dynamic Colors on Android" na barra de pesquisas para encontrar rapidamente a novidade. Habilite-a e reinicie o app.

Como pode ficar o Chrome para Android?

No começo de junho, o site 9to5Google flagrou mudanças no código do Chromium, o motor de código aberto do Chrome, que deduravam a preparação do tema dinâmico. Pouco dava para antecipar a partir das mudanças, mas o veículo tentou imaginar como seria a implementação do recurso.

Continua após a publicidade

Nessa versão, o site tomou como base o Gboard, outro aplicativo do Google já colorizado com a extração do papel de parede. As cores são bem mais intensas e tomam menus inteiros e a barra superior do navegador.

Quando de fato as novas cores chegarão, só o tempo dirá. É bem provável que o tema dinâmico dos aplicativos Google esteja pronto para o lançamento do Android 12 — coisa que ainda não tem data para acontecer. Especula-se, porém, que a atualização chegará em setembro deste ano.

Fonte: 9to5Google