Chrome para Android também deve adotar tema dinâmico do Material You

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Junho de 2021 às 18h05
Ivo/Canaltech

O Android 12 será uma das maiores repaginadas visuais da história do sistema operacional, porém as mudanças não serão limitadas às notificações, configurações rápidas e outras seções nativas do celular. A Material You, a linguagem de design da atualização, também respingará seu padrão sobre outros aplicativos destinados ao SO, especialmente os que compõem o ecossistema Google. Colaborando com essa visão, a Gigante das Pesquisas prepara o código do Chrome para deixá-lo de cara nova.

No começo de junho, o Google liberou mudanças no código do Chromium, o motor de código aberto do Chrome, que implementavam uma nova abordagem para a escolha de cores do aplicativo para Android. Partindo dessa nova alteração, desenvolvedores discutiram quais caminhos o navegador seguiria para de fato vestir a camisa da Material You.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim como o Gboard, o Chrome para Android 12 teria seu visual afetado pela extração de cores do tema dinâmico. Dessa forma, o tom predominante do papel de parede determinaria as cores que compõem alguns dos elementos do browser. Entretanto, as novidades não devem parar por aí.

O Chrome poderia adotar as cores de forma suave em menus, botões e barra de endereços (Imagem: Reprodução/9to5Google)

O site 9to5Google elaborou demonstrações da Material You no Chrome. Uma das novidades, conforme mostra essa modificação, seria a nova paleta de cores, que remeteria às cores dominantes do papel de parede (neste caso, a roxa) mesmo sob as cores brancas do padrão claro do Android.

A Material You é composta por padrões que se aplicam às cores, design e formato dos elementos de interface. Se o Chrome realmente seguir esse caminho, é provável que essas características também sejam replicadas de alguma forma — arredondando ou reformulando totalmente os menus, botões e ícones.

Gboard já está quase pronto para adotar a extração de cores (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Se tomar como parâmetro o Gboard, as alterações não seriam lá tão grandes. O teclado virtual do Google continua familiar para usuários de Android, mas assume as cores extraídas do papel de parede em pontos-chave, como no teclado numérico e na tecla Enter.

Até que o Android 12 seja de fato lançado, a Material You pode passar por grandes mudanças e, devido a sua proposta mais aberta, as características dela devem se refletir em vários dos aplicativos destinados ao sistema. Por enquanto, o Google ainda deu detalhes sobre como os desenvolvedores podem aproveitar os mecanismos da linguagem de design, mas mais informações devem ser compartilhadas ao longo das atualizações do Android beta.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.