Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome amplia testes com atalho dinâmico da barra de tarefas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Maio de 2022 às 15h56

Link copiado!

Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay
Divulgação/Deepanker Verma/Pixabay

Demorou, mas o Chrome enfim começou a liberar o atalho dinâmico da barra de ferramentas. Introduzido na versão 92 do Chrome para Android, o novo botão pode mudar conforme os hábitos do usuário para facilitar tarefas comuns, poupando alguns toques do processo.

O novo botão está posicionado entre a Omnibox, a barra de endereços do Chrome, e o acesso ao gerenciamento de guias. Conforme a preferência do usuário, o atalho pode servir para abrir uma nova guia, iniciar uma pesquisa com voz ou compartilhar a página em outro app.

Continua após a publicidade

No menu de Configurações, o usuário pode escolher uma função e fixá-la à barra de tarefas ou permitir que o Chrome observe as preferências do usuário para mudar o botão de acordo com os hábitos mais comuns. Por padrão, o navegador definirá o atalho com base nos hábitos do utilizador.

Ainda experimental

O recurso ainda está em fase experimental, então ele está escondido no menu chrome://flags. Para ativá-lo, digite o endereço chrome://flags/#adaptive-button-in-top-toolbar-customization, habilite a função e reinicie o navegador. Se tudo estiver nos conformes, logo o atalho deve aparecer na barra de tarefas.

Continua após a publicidade

Apesar da demora, a ampliação dos testes com o novo atalho sinaliza que o Google quer que a ideia seja implementada de forma definitiva — para isso, porém, não há nenhuma previsão. Recentemente, foi liberada a versão 101 do Chrome, mas o recurso ainda é opcional.

Fonte: 9to5Google