Chrome testa atalho que muda de função de acordo com hábitos do usuário

Chrome testa atalho que muda de função de acordo com hábitos do usuário

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2021 às 09h45
Reprodução/Deepanker/Pixabay

O Chrome parece testar um novo botão para embarcar a barra de ferramentas superior. Flagrado na versão 92 do canal Beta e encontrado em estado mais robusto na Chrome Canary 93, um “atalho da barra de tarefas” funciona de forma dinâmica, incorporando funções fixas ou alterando-as de acordo com a ferramenta mais acessada pelo utilizador.

Na versão Beta, mais próxima da final em termos de experimentação, o botão funciona de forma estática, assumindo a função de abrir uma nova guia ou um rápido “Compartilhar”. Até o momento, critérios para o encaminhamento distinto de cada um dos botões pareciam não existir, sendo assim, os indícios sugeriam ser um teste direcionado e implementado de forma aleatória.

O Chrome Canary 93, por sua vez, deu mais corpo à novidade. Nessa edição do navegador, o botão recebeu o nome de “Toolbar shortcut” (“Atalho da barra de ferramentas”, em tradução livre) e uma seção nas opções “Avançadas” no menu de configurações. De lá, o usuário pode escolher qual botão inserir na barra de tarefas, seja ele um atalho para abrir uma nova guia, compartilhar a página ou fazer uma pesquisa com voz, entre outras possibilidades.

(Imagem: Reprodução/Android Central)

Ao que parece, a última opção permite que o Chrome altere a finalidade do botão de acordo com hábitos de uso do navegador. Você abre muitas abas no Chrome? Ele assumiria o “abrir nova guia”. Compartilha conteúdo com frequência? O botão se torna o “Compartilhar”. Pesquisas de voz são importantes? Pronto, ele vira um atalho para o microfone.

Logicamente, o recurso pode ser totalmente desabilitado para desafogar a barra de endereços, mas quem o ativar terá acesso mais rápido a alguma ferramenta de preferência. Na prática, o atalho da barra de ferramentas apenas poupa alguns cliques do usuário, então não espere mudanças drásticas na experiência com o navegador. Não está claro, também, se o propósito do botão poderia mudar sem aviso se os hábitos de navegação também mudarem.

Por ser uma versão de testes, o recurso ainda tem futuro incerto. Não se sabe quando o atalho chegará à versão final, tampouco se será introduzido da forma em que está. Para habilitá-lo na versão mais recente do Chrome Canary, é preciso ativar duas ferramentas a partir do menu chrome://flags:

  • adaptive button in top toolbar
  • adaptive button in top toolbar customization

Para encontrá-las, basta inserir o nome na barra de pesquisas. Se ainda não estiverem disponíveis, é bom verificar se há atualizações do Chrome Canary pendentes na Play Store — e se tiver, faça-o. Depois disso, reinicie o navegador e tente encontrar a novidade no menu flags novamente.

Fonte: Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.