Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chippu: app mistura curadoria humana e algoritmos para indicar filmes e séries

Por| 25 de Maio de 2020 às 15h40

Link copiado!

Divulgação/Chippu
Divulgação/Chippu

Os serviços de streaming nunca estiveram tão em alta graças à pandemia do coronavírus e escolher entre milhares de filmes e séries disponíveis pode ser uma tarefa um tanto quanto estressante. Com o objetivo de auxiliar nesse processo, o aplicativo Chippu chegou no fim da última semana para dispositivos Android e iOS.

Idealizado pelo jornalista e criador de conteúdo Thiago Romariz (ex diretor de conteúdo do site Omelete), o aplicativo Chippu (que significa "dica", em japonês) une algoritmos de inteligência artificial com curadoria humana para dar dicas e sugestões de filmes em plataformas de streaming, como Netflix, GloboPlay, Amazon Prime Video e HBO Go.

Continua após a publicidade

Ao baixar o app, você responde a um quiz sobre seus gostos pessoais — como filmes e gêneros preferidos. A partir daí, as dicas são oferecidas de duas formas: diárias e instantâneas. Uma vez por dia, a curadoria do aplicativo sugere, em meio a um catálogo com mais de 10 mil títulos, filmes baseados no perfil dos usuários.

"Embora existam muitos apps com catálogos, poucos oferecem recomendações mais humanas dos filmes", comentou. Segundo o jornalista, "a ideia é unir as preferências do usuário com o que há de melhor nos streamings, sem que ele precise ficar horas procurando um filme".

Caso queira uma dica a qualquer momento, basta clicar na opção "Quero uma dica" e a plataforma recomendará um filme de acordo com o gênero e o serviço previamente escolhidos. Se o título sugerido já foi visto, é possível avaliá-lo e receber outra sugestão — com o tempo, o Chippu promete aprender com o que o usuário já viu.

"Usamos um algoritmo que é focado em trazer as produções mais adequadas para cada pessoa com agilidade, mas sem perder a humanidade que uma indicação precisa", explica Luigi Pedroni, um dos proprietários da empresa de tecnologia Happe e um dos parceiros de Romariz no projeto.

Continua após a publicidade

Planos para o futuro

Atual head de Conteúdo e Relações Públicas da fintech Ebanx, o idealizador do app Thiago Romariz afirmou que, gradualmente, pretende transformar o Chippu em uma plataforma onde os usuários poderão obter informações e comentar sobre séries e filmes que assistem.

"Ele terá funções sociais e também de gamificação", explica. "Vamos colocar as principais funções que o usuário quer — como listas e críticas pessoais — nas próximas semanas e aos poucos melhorar essa parte."

Continua após a publicidade

Além disso, as recomendações de séries também farão parte das próximas atualizações. Segundo Romariz, os programas de TV estavam presentes nas versões de testes, mas precisaram ser retirados, pois as indicações funcionam de maneira diferente dos filmes. "Decidimos tirar pra dar um tratamento especial, e vai valer a pena", finaliza.

Baixe o Chippu no celular

Continua após a publicidade

Em pouco mais de três dias desde o lançamento, o Chippu já conta com mais de 10 mil downloads na loja de aplicativos do Google. Até o momento, o app está avaliado em 4,5 de 5 entre os usuários. Você pode baixá-lo nos links abaixo:

Download:Android | iOS