ChatGPT lança assistente médico capaz de analisar seus dados de saúde
Por Viviane França |

O ChatGPT Health é a nova experiência dedicada à saúde da Inteligência Artificial da OpenAI. Anunciada nesta quarta-feira (07), a ferramenta foi criada para ajudar os usuários a entender melhor suas informações médicas, se preparar para consultas e tomar decisões mais informadas sobre bem-estar.
- 8 formas inesperadas de usar o ChatGPT no dia a dia
- O que os brasileiros mais fazem no ChatGPT? Veja os principais usos da IA
De acordo com dados da OpenAI, mais de 40 milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias para tirar dúvidas sobre saúde, o que representa cerca de 5% das conversas globais.
Para atender esse público, o ChatGPT Health terá um espaço dedicado no app, com conversas protegidas por criptografia e sem uso dos dados para treinar os modelos de IA. O usuário mantém controle total sobre as informações, com a possibilidade de excluir arquivos, apagar memórias e remover integrações a qualquer momento.
O desenvolvimento da ferramenta contou com a colaboração de centenas de médicos de diferentes especialidades e países, que ajudaram a definir tanto o conteúdo das respostas quanto a forma de orientação ao usuário, como recomendar a busca por atendimento profissional, evitar conclusões precipitadas e explicar informações clínicas sem simplificações excessivas.
Como funciona o novo assistente médico do ChatGPT?
O assistente pode se conectar a prontuários médicos e aplicativos de saúde, como Apple Health, MyFitnessPal e Function, para considerar dados reais do usuário, incluindo exames, histórico clínico, sono, atividade física e alimentação.
Com isso, o ChatGPT Health consegue explicar resultados, identificar tendências, sugerir ajustes de rotina, ajudar na preparação de perguntas para consultas e até comparar planos de saúde.
No entanto, vale ressaltar que a ferramenta não realiza diagnósticos ou prescreve medicamentos e tratamentos, de acordo com a OpenAI. Seu objetivo é unicamente informar.
O ChatGPT Health está disponível no Brasil?
Por enquanto, o ChatGPT Health está disponível para um grupo limitado de usuários fora da União Europeia, do Reino Unido e da Suíça, nos planos Free, Go, Plus e Pro. O Brasil está entre os países elegíveis, mas o acesso será liberado de forma gradual.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- GPT-5.1 chegou: o que muda no novo modelo do ChatGPT?
- O que é ChatGPT Atlas? Conheça o novo navegador com IA da OpenAI
- Do mais barato ao mais caro: o que muda nos planos do ChatGPT?
VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta