Publicidade

Canais do WhatsApp chegam ao Brasil

Por| 13 de Setembro de 2023 às 10h01

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

Três meses depois de serem anunciados pela Meta, os canais do WhatsApp enfim chegam ao Brasil. CEO da companhia, Mark Zuckerberg anunciou nesta quarta (13) que o recurso começa a ser disponibilizado em mais de 150 países, o que inclui o território brasileiro.

Os canais do Zap são uma nova opção privada para as pessoas receberem atualizações de temas relevantes. Eles funcionam da mesma forma que o serviço homônimo no Instagram, que por sua vez é idêntico aos canais do Telegram.

O que são canais do WhatsApp?

Continua após a publicidade

Se você ainda está por fora, o Canaltech deixa você dentro do tema: os canais são um recurso de comunicação em massa no qual os administradores enviam mensagens e os demais participantes podem apenas conferir o conteúdo e reagir. Ou seja, é um ambiente para avisos, não para interação.

Os administradores em breve poderão editar mensagens e há um diretório aprimorado no qual você pode encontrar novos canais para seguir conforme a sua região ou a atividade dos espaços — confira o guia completo sobre canais do WhatsApp que o CT preparou.

Os canais chegaram ao WhatsApp em junho deste ano, mas de maneira bem restrita: foram disponibilizados apenas em Singapura e Colômbia. No fim de julho, eles chegaram a mais oito países, mas o Brasil seguiu de fora.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quando chega?

O recurso começa a ser disponibilizado hoje, mas não chega para todos de uma só vez. O WhatsApp informa que a novidade será lançada para Android e iOS nas próximas semanas tanto no app convencional quanto na versão Business.

Caso a função ainda não apareça disponível para você, é possível entrar em uma lista de espera para receber uma notificação assim que os canais estiverem liberados (basta tentar entrar em um dos canais listados aqui embaixo para saber se a função já chegou ou ativar o lembrete para quando isso acontecer).

Em um primeiro momento, os canais por aqui estarão disponíveis apenas para parceiros, mas o WhatsApp promete que “nos próximos meses” qualquer um poderá criar seu canal na plataforma.

Continua após a publicidade

Até lá, você pode conferir a novidade em um dos seis parceiros do Zap que estreiam a ferramenta por aqui:

Vale lembrar que os canais ficam separados das conversas tradicionais no app e que usar o recurso é opcional — ou seja, se por acaso você nunca encontrar um canal de seu interesse, nada vai mudar na sua experiência com o aplicativo de mensagens.