Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp ganha canais estilo Telegram para comunicação em massa

Por| 08 de Junho de 2023 às 09h44

Link copiado!

Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

Os Canais do WhatsApp finalmente estão entre nós — quer dizer, não exatamente entre nós brasileiros, mas o novo recurso foi anunciado oficialmente pelo mensageiro e já está disponível na Colômbia e em Singapura.

O recurso não tem só o mesmo nome de uma função do Telegram como também opera da mesma forma: comunicação em massa de via única, ou seja, administradores de um espaço podem usá-lo para divulgar mensagens para todos os participantes daquele grupo e os participantes podem apenas consumir o conteúdo sem responder. Ele é inaugurado oficialmente após meses em testes.

Canais no WhatsApp

Continua após a publicidade

Apresentado pelo mensageiro como “uma forma simples, confiável e privada de receber atualizações importantes de pessoas e organizações”, os Canais do WhatsApp também inauguram uma nova aba chamada Atualizações. Ela também vem sendo testada há um tempo e abriga os canais que você segue e os Status publicados por seus contatos.

Outra novidade é que o WhatsApp ganha agora um diretório pesquisável de canais para você encontrar o que seguir — outra função semelhante ao rival Telegram. Contas do WhatsApp Business poderão pagar para que seus canais oficiais apareçam em destaque no diretório de buscas. Por fim, será possível acessar canais por meio de links de convite que você recebe por mensagem, e-mail e encontra em sites por aí.

E a privacidade?

O WhatsApp explica que as mensagens trocadas em canais não são criptografadas de ponta a ponta, mas que o número de telefone e a foto de perfil dos administradores de um canal não serão exibidos aos participantes do grupo. Da mesma forma, o número de cada membro também fica oculto do admin e de outros membros.

Continua após a publicidade

O mensageiro da Meta também informa que as mensagens trocadas em canais só ficarão armazenadas nos servidores da empresa por 30 dias. Além disso, a companhia revela que vai incluir maneiras de fazer essas informações sumirem dos aparelhos dos participantes “ainda mais rapidamente”, apesar de não dar mais detalhes a respeito.

Essa decisão, apesar de reforçar a privacidade, tem potencial para envolver o WhatsApp em problemas semelhantes aos que o Telegram passou recentemente. O rival do Zap alegou que era “tecnologicamente impossível” colaborar com investigações da Polícia Federal e acabou suspenso por mais de dois dias no Brasil.

Voltando aos Canais do WhatsApp, administradores poderão ativar bloqueio de capturas de tela e de encaminhamento de mensagens em um grupo, o que também deve reforçar a privacidade das conversas. Não fica claro, porém, como (nem se) os grupos poderão ser acessados pelas versões Web e Desktop do programa, já que nesses ambientes não há como bloquear capturas de tela de maneira simples.

Continua após a publicidade

Quando chega ao Brasil?

Como dito, os Canais chegam primeiro a Colômbia e Singapura e nenhum outro país foi mencionado no anúncio feito nesta quinta (8) pelo WhatsApp. Em resposta ao Canaltech, o WhatsApp não deu uma data específica, mas afirmou que os Canais serão levados a mais países "nos próximos meses".