Canais do WhatsApp chegam a mais países, mas Brasil segue de fora
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |

O recurso de criação de Canais do WhatsApp chegou a mais sete países nesta semana. O Brasil, no entanto, segue de fora da lista e ainda não tem uma previsão para o lançamento da ferramenta.
- WhatsApp vai avisar quando canais estiverem disponíveis para você
- Novos recursos do WhatsApp em 2023 | Canais, Comunidades no Brasil e mais
Os canais são uma nova forma de comunicação dentro do mensageiro, no qual os administradores podem atrair um número ilimitado de seguidores e realizar disparos de mensagens em massa.
O recurso é semelhante à função de mesmo nome disponível no Telegram e no Instagram: os seguidores dos canais do WhatsApp não podem responder às mensagens — apenas ler e reagir.
Onde os Canais do WhatsApp estão disponíveis?
Os canais do WhatsApp foram lançados em junho na Colômbia e em Singapura e agora chegam a mais sete países.
Através de um tuíte, a conta oficial do mensageiro informou que usuários no Peru, Quênia, Ucrânia, Marrocos, Malásia, Chile e Egito já podem encontrar, compartilhar e seguir canais de seu interesse.
Os canais ficam separados do painel principal do WhatsApp dentro da aba de “Atualizações” e não enviam notificações a cada nova mensagem dos administradores. Ao encontrar e se inscrever em um canal, o usuário não terá seu número de telefone exposto para outros seguidores.
No entanto, as mensagens enviadas dentro desse espaço não são criptografadas de ponta a ponta como acontece com as conversas no aplicativo. Isso significa que a Meta poderá avaliar os conteúdos compartilhados. Há também a possibilidade de veiculação de anúncios dentro dos canais.
Mensagens para grandes grupos
Esse novo modelo de comunicação em formato unilateral poderá ser utilizado, por exemplo, por figuras públicas, órgãos governamentais e empresas que desejam entrar em contato direto com um grande público.
Os administradores dos canais terão também a possibilidade de definir se os seguidores poderão reagir às mensagens nos canais com emoji. Será possível escolher entre qualquer emoji, apenas emoji padrão ou nenhum emoji.
Os brasileiros ainda aguardam a chegada dos novos canais no mensageiro. A Meta, no entanto, não divulgou uma previsão de lançamento do recurso no país.
Enquanto a ferramenta não chega por aqui, saiba como eles se diferenciam das comunidades do aplicativo.