Publicidade

Cade x WhatsApp: justiça suspende medida preventiva sobre uso de IA no app

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu a medida preventiva aplicada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para bloquear os novos termos de serviço do WhatsApp envolvendo o uso de IA. 

A suspensão foi aplicada na última quarta-feira (21) e comunicada ontem (22). Dessa forma, os novos termos do WhatsApp Business que limitam os chatbots de IA na plataforma voltam a valer no país

Em nota, a Meta afirmou que recebe “com satisfação” a decisão e que “os fatos não justificam uma intervenção no Brasil nem em qualquer outro lugar”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A seguir, entenda:

  • O que aconteceu com a medida preventiva?
  • Por que o Cade investiga a Meta?
  • Quais são as novas regras do WhatsApp Business?

O que aconteceu com a medida preventiva?

A decisão da Justiça Federal suspende a liminar do Cade. A autarquia abriu um inquérito contra a Meta para investigar os novos termos de serviço do WhatsApp Business e aplicou uma medida preventiva para que as regras não entrassem em vigor no Brasil a partir de 15 de janeiro (quando começaram a valer mundialmente).

Na época, a Meta atualizou os termos para informar que os serviços de IA poderiam ser oferecidos para números brasileiros.

No entanto, essa menção foi removida nos últimos dias e o Brasil voltou a ficar sujeito às mesmas regras dos outros países (com exceção da Itália, que também investiga a prática).

Por que o Cade investiga a Meta?

O Cade abriu um inquérito contra a Meta para avaliar uma suspeita de posição de abuso dominante com as novas regras da API do WhatsApp Business. Os termos limitam a presença de chatbots de IA no app, o que resultou no fim das contas oficiais de ChatGPT e Copilot por lá.

Continua após a publicidade

A hipótese é de que a ausência dos concorrentes possa privilegiar a posição do assistente Meta AI como a única opção disponível do segmento no mensageiro. Mesmo com a suspensão da medida, a investigação continua.

Quais são as novas regras do WhatsApp Business?

A API do WhatsApp Business conta com novos termos de serviço e proíbe o acesso por provedores de IA para criar soluções que ofereçam a tecnologia como a motivação primária de uso (como um chatbot que você conversa no dia a dia). A IA generativa ainda pode ser usada em perfis de atendimento ao público, por exemplo.

Continua após a publicidade

A Meta argumenta que os chatbots de IA sobrecarregavam os sistemas da API e por isso foram removidos.

Leia também:

VÍDEO: O app do WHATSAPP (como conhecemos) vai DEIXAR de EXISTIR no Windows: e agora?

Continua após a publicidade