Busca no ChatGPT recebe melhorias para competir com o Google
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O ChatGPT recebeu melhorias no Search, modo de busca pela internet do chatbot. A atualização aprimorou a qualidade das respostas e aumentou a capacidade de interpretação de textos de conversação mais longas.
A atualização feita na última sexta-feira (13) foi elaborada com base nos pontos de melhoria indicados por testes e busca aprimorar o buscador da OpenAI para concorrer com os novos recursos de IA em buscas do Google.
Outras melhorias foram aplicadas na capacidade de interpretação de instruções e execução de múltiplas pesquisas para perguntas mais complexas. Essas atualizações visam reduzir respostas repetitivas e dificuldades em responder prompts mais complexos no Search.
"Em alguns casos, um raciocínio de 'cadeia de pensamento' pode aparecer inesperadamente em consultas simples. Uma correção para isso será disponibilizada aos usuários em breve", indica a OpenAI em comunicado.
O ChatPGT Search foi lançado em outubro de 2024 e pode ser acessado por usuários gratuitos.
ChatGPT tenta bater o Google com o "AI Mode"
No mês passado, o Google lançou o AI Mode ("Modo de IA", em tradução livre) nos Estados Unidos. O recurso substitui a pesquisa padrão e elabora um espaço personalizado para trazer as principais informações em uma busca com a ajuda da IA.
Essa novidade cria textos e utiliza links de referência, com um formato diferente do buscador padrão de listar os principais sites sobre o tema. Além disso, o recurso permite visualizar resumos e intergir com o chatbot para pedir mais informações.
O AI Mode do Google é uma novidade que bate de frente com o modo Search do ChatGPT por proporcionar uma nova maneira de pesquisar na internet e ser proveniente da empresa que lidera o mercado de buscas atualmente.
AI Mode em português em breve
No evento Google For Brasil, o vice-presidente global de engenharia de busca do Google, Bruno Pôssas, afirmou que a empresa trabalha para garantir um uso em português de qualidade da ferramenta para que ela chege ao Brasil em breve.
Pôssas ressaltou que o país é um dos mercados prioritários do Google para novos lançamentos. Contudo, a versão em português precisa passar por diversos testes e trabalhos de qualidade antes de chegar aos usuários.
Leia mais:
- GAIA: Google revela IA em código aberto que domina português do Brasil
- IA do Gemini agora deixa você agendar tarefas pelo celular
- Gemini pode ser usado na tela de bloqueio do iOS; saiba como
VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?