Publicidade

IA do Gemini agora deixa você agendar tarefas pelo celular

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

O aplicativo do Gemini para Android e iOS ganhou um recurso chamado “ações agendadas”. Com a novidade, a plataforma programa tarefas da IA para uma data específica ou torná-las recorrentes, como se fizessem parte de uma rotina do que o assistente precisa fazer no dia a dia.

A novidade foi lançada na última sexta-feira (6), exclusiva para assinantes de planos pagos do Gemini, como o Google One AI Pro, o Google One AI Ultra e assinaturas do Google Workspace com ferramentas de IA. 

Todo o controle da ferramenta acontece no prompt — na hora de fazer um pedido para a IA, você pode informar uma data específica ou uma frequência para a tarefa ser concluída. O Google destaca algumas situações de uso:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Fazer um resumo de sua agenda ou de e-mails não lidos pela manhã;
  • Listar cinco ideias criativas para o trabalho a cada segunda-feira;
  • Trazer atualizações de resultados esportivos;
  • Montar o resumo de uma cerimônia de premiação no dia seguinte ao evento.

O recurso ajuda a deixar o Gemini mais próximo de um assistente pessoal versátil. Vale lembrar que a ferramenta substituiu o antigo Google Assistente, mas demorou um pouco para receber opções de controle do aparelho e criação de rotinas.

Além disso, o Google já revelou a intenção de trazer o contexto pessoal para a plataforma. Assim, a IA será capaz de analisar dados de todos os produtos da conta, como Gmail e Drive, para gerar respostas personalizadas.

O que há na versão paga do Gemini?

A opção de agendar tarefas é mais um recurso pago do Google para o Gemini.

Os planos Google AI Pro e AI Ultra, com mensalidades que vão de R$ 100 a mais de R$ 1 mil, dão acesso aos modelos de IA mais recentes e poderosos da empresa, aumentam limites de uso e permitem até usar o Veo 3, IA que gera vídeos realistas e viralizou na web.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: o Gemini é muito bom (e isso é um problema)