Bloco de Notas deve ganhar recursos de IA generativa no Windows
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A enxurrada de recursos de IA generativa em aplicativos nativos do Windows não para: o próximo software que deve entrar na onda é o Bloco de Notas, com um assistente capaz de gerar textos e editar conteúdos.
- Copilot para Windows ganha comando para tirar print da tela
- 5 apps do Windows 11 que a Microsoft aposentou em 2023
O usuário PhantomOcean3 publicou no X (antigo Twitter) uma prévia do que pode ser o novo Bloco de Notas integrado com IA. O app possui um menu chamado “Cowriter” com todas as opções para modificar o texto, e comandos incluem opções para mudar o tom da linguagem, alterar o formato ou deixá-lo mais longo ou curto.
Vale notar que a ferramenta opera com um sistema de créditos, comum em outros aplicativos da Microsoft. O Paint e o gerador de imagens do Bing aplicam esse limite para a geração de imagens por IA, por exemplo, então é provável que a empresa use o mesmo método no Bloco de Notas.
As informações foram encontradas no código da versão v11.2312.17.0 do aplicativo, mas ainda não podem ser testadas pelos usuários — lançamento pode ocorrer em breve para testadores inscritos no programa Windows Insider. Uma das imagens de divulgação encontradas no arquivo do app (publicada no topo da matéria) destaca o assistente de IA e mostra uma interface diferente do que aparenta ser o Bloco de Notas, que poderia ocupar o espaço do extinto WordPad.
Microsoft e a IA em todo lugar
Não adianta fugir da IA: a Microsoft vai adicionar recursos generativos e integração com o Copilot na maioria dos produtos disponíveis. No caso do Windows, a Gigante de Redmond pretende incluir o assistente no Explorador de Arquivos e já anunciou que novos PCs serão lançados com uma tecla dedicada à ferramenta.
Além disso, o ecossistema mobile da desenvolvedora já inclui o acesso ao Copilot via Bing, Edge, Microsoft Launcher, teclado SwiftKey e um aplicativo exclusivo para a IA.