Publicidade

Ask Music | YouTube Music lança IA para criar rádios personalizadas

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Google. Montagem: Canaltech
Divulgação/Google. Montagem: Canaltech

O YouTube Music começou a liberar para alguns assinantes o recurso “Ask Music” (“Pergunte ao Music”, em tradução livre), uma IA generativa que cria rádios personalizadas a partir de comandos de texto. O recurso já estava em testes há algum tempo e enfim ganhou um nome oficial, mas a distribuição é limitada.

De acordo com o site 9to5Google, o Ask Music ganhou novos banners e imagens promocionais na interface do aplicativo para Android, incluindo um aviso de que está disponível apenas para assinantes do YouTube Premium.

Ao abrir o recurso, é possível escolher entre alguns estilos específicos, como “Indie Pop dos anos 2010”, ou digitar uma frase completa com o que você deseja ouvir em seguida. A IA então cria uma rádio personalizada com base no comando, reproduz a primeira música da lista e oferece um espaço para salvá-la na biblioteca.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A tela de prompt também oferece um comando chamado “Surprise me” (“Me surpreenda”, em tradução livre), que gera uma playlist aleatória à escolha do algoritmo. 

Distribuição somente no exterior

A matéria original informa que a novidade apareceu no YouTube Music em países que falam a língua inglesa, como Austrália, Canadá e Estados Unidos. Até o momento, não há previsão de lançamento para outras regiões e idiomas.

Procurado pelo Canaltech, o YouTube informou que ainda não tem planos de trazer a função para o Brasil.

Veja a nota da empresa:

Estamos gradualmente testando novos recursos de IA Generativa no aplicativo para ajudar os usuários a aproveitarem ao máximo o YouTube. Durante esses experimentos, aprenderemos sobre como os espectadores estão usando esses recursos, continuaremos a aprimorar nossa tecnologia e faremos atualizações que tornarão o YouTube ainda mais relevante e útil.

Aos poucos, os streamings ganham integração com ferramentas de IA generativa: além do YouTube Music, o Spotify  também testa uma opção para criar playlists a partir de comandos de texto em linguagem natural. Além disso, o serviço do YouTube possui uma extensão no Gemini, do Google, que permite reproduzir e pesquisar músicas no catálogo a partir de uma conversa com o chatbot.

Continua após a publicidade

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade

Atualização (11/09 - 11h53): a matéria foi atualizada com o posicionamento do YouTube

Fonte: 9to5Google