Publicidade

Aqui não! Apple confirma que serviços de jogos na nuvem não chegarão ao iOS

Por| 13 de Agosto de 2020 às 12h00

Link copiado!

microsoft
microsoft
Tudo sobre Apple

As gigantes da tecnologia já "descobriram" que um dos caminhos mais naturais dentro do entretenimento será mesmo dos jogos por meio da nuvem, com serviços oferecendo uma gama interessante de games para diversão em qualquer lugar — casos de Google Stadia, Microsoft xCloud e Nvidia GeForce Now. Observando o mercado, parece haver uma grande sinergia em torno disso, exceto quando olhamos para a Apple, que não quer nem saber desses serviços em seu ecossistema iOS.

A desculpa da Maçã para essa negativa um tanto quanto estranha está, segundo a empresa, em suas políticas de segurança, mais precisamente nas regras impostas pela App Store, sua loja de aplicativos. A Maçã alega que esses serviços violam a política da loja e, como resultado, não podem ser executados no iPhone e no iPad.

Sendo mais específica, a empresa diz que produtos como Stadia, xCloud e GeForce Now funcionam em grupo, não individualmente. Como resultado, por exemplo, os jogos do Google Stadia não aparecem na pesquisa ou nos gráficos da App Store para usuários de iPhone ou iPad.

Continua após a publicidade

Veja, abaixo, um comunicado oficial da Apple sobre o tema:

A App Store foi criada para ser um lugar seguro e confiável para os clientes descobrirem e baixarem aplicativos, e uma ótima oportunidade de negócios para todos os desenvolvedores. Antes de entrarem em nossa loja, todos os aplicativos são analisados ​​de acordo com o mesmo conjunto de diretrizes que visam proteger os clientes e fornecer um ambiente justo e nivelado para os desenvolvedores. Nossos clientes desfrutam de ótimos aplicativos e jogos de milhões de desenvolvedores, e os serviços de jogos podem ser lançados na App Store, desde que sigam o mesmo conjunto de diretrizes aplicáveis ​​a todos os desenvolvedores, incluindo o envio de jogos individualmente para análise e exibição em gráficos e pesquisas . Além da App Store, os desenvolvedores podem optar por alcançar todos os usuários de iPhone e iPad pela web por meio do Safari e outros navegadores na App Store.

Segundo aponta o site The Verge, a seção específica que teria embasado a Apple em suas proibições é a 4.2.7, que explica os termos para aplicativos remotos e com mecanismos parecidos com o Stadia e o xCloud. A Maçã observa, por exemplo, que o dispositivo host e o cliente devem estar conectados em uma rede local e baseada em LAN, o que, para serviços de streaming em nuvem, não faz o menor sentido.

Continua após a publicidade

Também há uma menção direta de que esses aplicativos não podem ser um "cliente fino para aplicativo baseado em nuvem" que, realmente, é exatamente a essência desses serviços.

Sob o ponto de vista mercadológico, algo que também pode explicar essa fechada de porta da Apple são os gastos dentro do ecossistema. A título de curiosidade, para o Google Stadia funcionar totalmente em um iPad ou iPhone, a empresa teria que usar o sistema de cobrança da App Store, pagando 30% do pacote de assinatura Pro do Stadia para a Maçã.

Microsoft não gostou nem um pouco

Depois de anunciar algumas parcerias para o XCloud, como a participação direta da Samsung e outras empresas, a Microsoft se posicionou contrária à decisão da Apple de barrar seu serviço de games por streaming. Em comunicado, a empresa afirma:

Continua após a publicidade

Nosso período de teste para o aplicativo de visualização do Project xCloud para iOS expirou. Infelizmente, não temos um caminho para levar nossa visão dos jogos em nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate aos jogadores no iOS via Apple App Store.

Estamos empenhados em encontrar um caminho para trazer os jogos em nuvem com o Xbox Game Pass Ultimate para a plataforma iOS. Acreditamos que o cliente deve estar no centro da experiência de jogo e os jogadores nos dizem que desejam jogar, conectar e compartilhar em qualquer lugar, não importa onde estejam.

Será que a Apple vai mudar de ideia depois que (e se) tudo estiver funcionando e fazendo sucesso? É o que veremos.

Fonte: 9to5Google, The Verge