Publicidade

Apps YouTube serão mantidos no Roku após acordo com o Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2021 às 14h39

Link copiado!

Divulgação/Roku
Divulgação/Roku
Tudo sobre YouTube

Bem na reta final de 2021, a Roku e o Google fecham um acordo para manter o YouTube e o YouTube TV ativos e com suporte em dispositivos da marca. A marca, que fornece dongles e sistema para smart TVs, anunciou que entrou em consenso com a Gigante das Pesquisas num contrato plurianual.

A decisão garante que os aplicativos de streaming do Google serão mantidos e atualizados nos dispositivos da marca. O YouTube TV, ainda não lançado no Brasil e removido em abril deste ano, portanto, deve voltar à loja de apps em breve.

Continua após a publicidade

Nos últimos meses, ambas as empresas trocaram farpas severas em relação ao fim iminente do contrato. A Roku dizia que o Google queria vantagens específicas quanto à preferência de pesquisa da loja, algo que nenhum outro app exigia. Enquanto o Google negava a acusação veementemente e se mostrava disposta a negociar o prolongamento do acordo sem privilégios.

Se seguisse o rumo caótico, usuários de sistemas Roku ficariam sem YouTube TV e YouTube tradicional para download da loja. Como consequência, o aplicativo não poderia ser baixado em aparelhos novos ou recém-formatados e, ao longo do tempo, bugs críticos poderiam surgir e não ter solução.

Não se sabe os detalhes da negociação, tampouco se a Roku cedeu às supostas demandas do Google. Ao menos, os usuários de dispositivos Roku podem ficar despreocupados quanto a disponibilidade dos aplicativos do YouTube por mais alguns anos.