Publicidade

Apps nativos da Samsung começam a deixar de exibir propagandas na One UI

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Em meados de agosto, um executivo da Samsung revelou que a empresa logo deixaria de exibir publicidade em seus aplicativos nativos. Mudanças não demoraram para aparecer e, nesta sexta-feira (1°), mais dois aplicativos mostram resultados da nova política de monetização.

Os apps Samsung Pay e Samsung Health, importantíssimos para o ecossistema de ferramentas da fabricante sul-coreana, foram os que perderam os anúncios embutidos por uma interface mais limpa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Embora possa parecer uma mudança pequena, a presença de anúncios em apps nativos pode ser um incômodo grande para alguns usuários. A implementação deles era eficiente o bastante para misturar os anúncios com a interface dos programas, eventualmente gerando cliques acidentais.

Mudança para melhor

Além disso, não é nada agradável comprar um telefone novo e já ter apps com anúncios direto da caixa. Algumas ferramentas podem ser removidas sem dificuldade, mas essa alternativa pode não ser interessante para quem usufrui do ecossistema da Samsung — o Samsung Pay, por exemplo, é o sistema de pagamento de proximidade da empresa; sem ele, o usuário fica sem suporte para o recurso.

A transição para um ecossistema sem anúncios tem acontecido gradativamente, então os apps que restam com os indesejados banners devem ser atualizados ao longo dos próximos meses.

Vale ressaltar que as mudanças no Pay e no Health foram encaminhadas via atualização de firmware, até agora exclusiva para o mercado sul-coreano. Depois que aparece por lá, leva algum tempo até que o update alcance os celulares do mundo inteiro.

Fonte: XDA Developers

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*