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Apple teria manipulado resultados para favorecer aplicativo próprio na App Store

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2021 às 18h17

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Reprodução/Apple Insider
Reprodução/Apple Insider
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Quando foi acusada de manipular os resultados da busca orgânica para favorecer seus aplicativos, a Apple negou veementemente a prática. Segundo reportagens de 2019 dos veículos Wall Street Journal e New York Times, a companhia alterava o seu algoritmo de forma manual para se destacar dos concorrentes e assim conseguir mais downloads na sua loja virtual.

Durante o julgamento da Epic versus a Apple, alguns e-mails trazidos à tona dão a entender que a teoria era real: a Maçã pode ter aumentado manualmente a classificação do seu próprio app para ficar à frente do Dropbox durante 11 meses.

Trechos de um e-mail publicado pelo site The Verge revelam o diálogo entre o líder de pesquisa de aplicativos da Apple, Debankur Naskar, e executivos da companhia. “Estamos removendo o impulso manual e os resultados da pesquisa devem ser mais relevantes agora”, teria dito — confira o documento na íntegra com a troca de e-mails.

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Isso era uma resposta ao questionamento do CEO da Epic Games, Tim Sweeney, que reclamou do posicionamento do popular aplicativo Dropbox, cuja aparição sequer figurava na primeira página dos resultados da pesquisa. Junto do Google Drive e do iCloud, o Dropbox é um dos serviços mais usados para gerenciamento de arquivos e fotos na nuvem, por isso não faz sentido ele não aparecer pelo menos entre os cinco primeiros resultados.

Naskar sugeriu que o Arquivos foi intencionalmente otimizado após a WWDC 2017, quando o app foi apresentado pela primeira vez ao público. O vice-presidente da App Store, Matt Fischer, foi contrário à ideia no início, afirmando que não sabia que isso era feito. No final da conversa, contudo, ele pede para que “quaisquer pedidos semelhantes" passem pela revisão dele, o que dá a entender que a prática pode ter ocorrido outras vezes.

Na justificativa apresentada ao The Verge, a empresa não chegou a negar que isso tenha ocorrido, mas deu uma justificativa para o fato. O aplicativo Arquivos tinha uma integração com o Dropbox, então a Apple colocou os metadados do concorrente dentro do seu app, por isso as pessoas eram direcionadas para o resultado quando pesquisavam pela expressão “Dropbox”.

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Resposta não convenceu

A explicação não convenceu o autor da reportagem do site estrangeiro por dois motivos principais: primeiro, porque não menciona o descrito na fala de Naskar; e, segundo, porque a companhia diz ter corrigido o erro de imediato, apesar de ele ter persistido durante 11 meses.

Mesmo questionada, a companhia não disse se isso já teria ocorrido antes com outros aplicativos. Comedida nas respostas, a Maçã limitou-se a declarar que não usa de vantagens para destacar seus aplicativos sobre qualquer desenvolvedor ou concorrente.

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Se isso foi feito de propósito ou não, é o de menos na questão. É preciso ponderar se realmente a companhia tem poder para mudar o algoritmo para favorecer uns e prejudicar outros, o que poderia colocar toda a reputação da App Store em risco e ainda reforçar as teses sobre monopólio.

A reportagem lembra que, após as denúncias dos jornais dos Estados Unidos, a classificação dos apps da companhia caíram imediatamente, o que daria a entender que havia, sim, algum tipo de manipulação. O algoritmo então teria sido calibrado para parecer que dava menos tratamento diferenciado e isso fez com que os programas despencassem na lista de mais baixados.

A menos que haja uma investigação profunda dos órgãos reguladores norte-americanos, dificilmente alguém vai saber a verdade sobre isso. Por enquanto, só resta para o usuário tirar suas próprias conclusões com base no que foi mostrado até agora.

Fonte: The Verge