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Apple News diminui a comissão cobrada nas assinaturas de novos parceiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Agosto de 2021 às 22h00

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Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple divulgou nesta quinta-feira (26) que vai diminuir permanentemente a comissão cobrada pelos cadastros de parceiros que desejam entrar no serviço Apple News. Se anteriormente novos aliados tinham que dar 30% do valor de todas as assinaturas feitas, agora esse valor foi reduzido para 15% de forma permanente.

A comissão de 15% tecnicamente já existia, mas somente para quem era parceiro da empresa na distribuição de notícias há pelo menos um ano. Apesar de o valor mais baixo ser positivo, será preciso seguir alguns pré-requisitos, que, claro beneficiam a Apple, como uma forma de compensar a plataforma pela maneira como os produtores de conteúdos tirem proveito dela.

Entre as exigências da Apple está que todo o conteúdo seja produto no Formato Apple News (ANF) e use a tecnologia JavaScript Object Notation (JSON), que garante a otimização de leitura para Mac, iPhone e outros dispositivos da fabricante. Publicações que não estão dentro das áreas em que o sistema de notícias atua — Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá — têm a opção de oferecer feeds RSS para se adaptar às diretrizes.

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Para completar, é preciso que as publicações interessadas em participar concordem em produzir conteúdos exclusivos para a plataforma e ofereçam a renovação automática de assinaturas usando o sistema de compras de aplicativos da Apple. A maioria das empresas que já trabalha com essa rede não terá que fazer adaptações em sua forma de atuar — para elas, as mudanças surgem como uma forma de tornar mais financeiramente interessante manter seu material no ecossistema Apple News.

Sistema é criticado por publicações

Anunciado em setembro de 2015, o sistema agrega notícias e artigos de publicações em todo o mundo, e recebeu em 2019 o incremento do Apple News+, serviço de assinatura que garante acesso Premium a mais de 300 títulos. O sucesso da iniciativa veio acompanhado por parceiros que reclamam que ganham pouco com o serviço e pela perda de nomes como o The New York Times, que encerrou em 2020 sua parceria com a Apple por considerar que a plataforma diminuía seu contato com leitores.

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Publicações que participam do serviço têm a opção de estabelecer barreiras de acesso adicionais próprias, bem como veicular anúncios publicitários sem fatia da Apple. A Maçã também oferece a eles seu próprio sistema de propagandas, em troca de uma parte de 30% nas vendas geradas a partir dessa ferramenta.

No entanto, a principal reclamação de publicações é a exigência do uso dos métodos de pagamento da App Store para a renovação de assinaturas — que continua em ação com as novas regras. Junto aos termos atualizados, a empresa divulgou que vai apoiar financeiramente a Common Sense Media, o News Literacy Project e o Osservatorio Permanente Giovani-Editori, bem como outras organizações de mídia independente ao redor do mundo em um futuro próximo.

Fonte: TechCrunch, Apple