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Editoras reclamam de baixo retorno financeiro com seus conteúdos no Apple News

Por| 25 de Fevereiro de 2019 às 20h00

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Kevork Djansezian/Getty Images
Kevork Djansezian/Getty Images
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Os produtores de conteúdo estão frustrados com a Apple. Há duas semanas, a empresa encontrava dificuldades para fechar acordos com grandes editoras para seu streaming de notícias, que deve ser lançado no dia 25 de março, sendo que o maior empecilho era o financeiro. Nesta segunda-feira (25), sete editoras contaram ao Digiday que a receita que recebem pelo Apple News é baixa demais.

Mesmo com o crescimento do tráfego de acesso na plataforma, a monetização das editoras pela venda de anúncios continua pequena. É o caso da revista Slate, que recebeu a mesma quantia de dinheiro por um artigo publicado no site, que rendeu 50 mil visitantes, e pelo mesmo conteúdo no Apple News, que somou 6 milhões de cliques no mês.

As produtoras de conteúdo afirmaram ao Digiday que o problema é generalizado. Em 2018, a Apple começou o ano repleta de promessas e com um público engajado na plataforma. A expectativa era de que as receitas aumentariam com os leitores.

Um ano depois, a maioria das editoras ainda está esperando. Entre os relatos, uma fonte diz que ganhou menos de US$ 1 mil por mês com o Apple News. Outras dizem que os anúncios na plataforma são menos lucrativos do que formatos como o AMP da Google e Instant Articles do Facebook, que muitos deixaram de lado após problemas de monetização.

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As editoras apontaram três problemas principais com a monetização que recebiam. Primeiro, a política de privacidade da Apple que impede os anúncios segmentados, a forma mais lucrativa de publicidade. Depois, a Maçã também proíbe o uso do chamado "publicidade programática", quando os anúncios são vendidos por software em vez de seres humanos. Em terceiro lugar, a Apple alega que venderá qualquer espaço publicitário disponível, mas não é isso que acontece: no fim, de 75% a 85% das vagas não são vendidas.

A dificuldade monetária faz com que algumas editoras busquem opções: uma delas está utilizando o Apple News como plataforma de impulsão para gerar downloads de podcasts e atrair leitores para o próprio site, onde há modelos de assinatura.

Apesar disso, os números de audiência do Apple News impressionam. Segundo o Digiday, são quase 70 milhões de usuários únicos por mês e outros 20 milhões de usuários internacionais — a plataforma só está disponível na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, por enquanto, mas deve ser expandida em breve.

E é o argumento da exposição de conteúdo que tem convencido as pequenas editoras a fecharem acordo com a Apple para o streaming de notícias, mesmo com a empresa exigindo 50% das receitas e dividindo o restante do dinheiro entre todas as produtoras.

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Tanto o Apple News quanto o novo streaming de notícias que está vir por vir são estratégias da gigante de tecnologia para encontrar outras formas de crescimento em um momento de estagnação das vendas do iPhone. Como parte dessa estratégia, a Maçã também quer lançar um serviço de streaming de vídeos neste ano.

Fonte: 9to5Mac,  BuzzFeed