Apple finalmente deixa usuários avaliarem os apps da empresa na App Store

Apple finalmente deixa usuários avaliarem os apps da empresa na App Store

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2021 às 09h04
James Yarema/Unsplash

Uma das muitas peculiaridades da Apple com a sua loja de aplicativos era o fato de não ser possível deixar avaliações sobre os programas da empresa. Você pode avaliar praticamente todos os softwares instalados no seu iPhone ou iPad, mas nem pense em registrar seu elogio ou insatisfação com as soluções da Maçã.

Agora, porém, a companhia parece decidida a mudar isso, porque foi liberada a seção de revisão e comentários. O temor provavelmente era uma avaliação ruim que desencorajaria outros usuários a usar os programas nativos da marca. E é justamente isso que pode acontecer: Apple Maps, Arquivos e Casa são três exemplos que obtiveram classificações entre três e quatro estrelas apenas.

Embora conte com avaliações positivas, a média geral do Mail está bem baixa (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Já o Mail, a versão Apple do Microsoft Outlook e do Gmail, tem uma das menores avaliações (2,8 estrelas), com várias reclamações de que as atualizações recentes trouxeram problemas e bugs. O pior avaliado, contudo, é o Apple News e suas meras 2,3 estrelas em mais de 135 revisões.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Por outro lado, também há aplicativos que estão se saindo bem no crivo geral. O Buscar iPhone, usado para encontrar telefones perdidos, já acumula 4,2 estrelas, enquanto o editor musical GarageBand tem 4,1 estrelas em 63,3 mil análises.

O app de música tem se saído bem com milhares de reviews positivos (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Usuário não perdoa

Por se tratar de algo recente, pode ser que poucos usuários saibam disso e ainda não tenham tido tempo de classificar seus apps favoritos. O difícil é saber se as pessoas, adaptadas à falta de abertura de feedback na loja, terão a disposição de acessar a App Store e dar seu voto positivo. O ecossistema do iOS abrange mais de um bilhão de iPhones em uso ativo em todo o planeta e as notas ainda devem variar um bocado.

Agora, resta saber se a Maçã estará disposta a coletar os comentários e notas dos usuários para trabalhar em cima de soluções que satisfaçam os anseios. A atitude mostra haver receptividade nesse sentido, mas ainda é cedo para saber se haverá impacto na qualidade dos apps. Prepare seu teclado, aqueça os dedos e mande ver nos reviews para elogiar ou detonar os programas da Apple.

Fonte: App Store9to5Mac  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.