Publicidade

Apple anuncia o gerenciador de senha Passwords para iPhone, iPad e Mac

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Apple agora tem um aplicativo próprio para gerenciar senhas: a empresa anunciou a chegada do Passwords para iOS, iPadOS e macOS durante a conferência WWDC. A ferramenta usa os dados salvos no iCloud Keychain e cria um espaço exclusivo para acessar senhas, passkeys e outras credenciais.

A interface da plataforma lembra a de outros gerenciadores de senhas populares no mercado, como o 1Password e o LastPass. A versão para macOS inclui um painel lateral para navegar entre seis categorias diferentes — todas as credenciais, passkeys, códigos de verificação, senhas de Wi–Fi, alertas de segurança e dados excluídos. 

No iOS, a interface é mais simples e lista apenas os dados salvos em cada site ou aplicativo, com opção de filtrar as informações. Ao abrir um item salvo, é possível ver o endereço de e-mail, a senha e outras dicas de segurança adicionais, como um alerta para palavras-passe fracas ou que já apareceram em vazamentos de dados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Maçã informa que usa a sincronização do iCloud para garantir criptografia de ponta a ponta dos dados. O Passwords é integrado ao Safari e pode sincronizar os dados com o Windows a partir do app do iCloud para o sistema da Microsoft

Disponibilidade

Ainda não há confirmação sobre preço, mas é provável que o Passwords seja liberado gratuitamente a partir do iOS 18, do iPadOS 18 e do macOS Sequoia — os sistemas devem ser lançados a partir do segundo semestre deste ano.

Isso causaria um grande impacto no mercado de gerenciadores de senhas, visto que a maioria dos apps oferecem serviços pagos e a Apple teria uma solução nativa nos próprios sistemas.

Mais novidades da Apple

O aplicativo de senhas não foi a única novidade apresentada pela Apple na WWDC: a empresa anunciou novas versões de seus sistemas operacionais e introduziu o Apple Intelligence, um pacote de recursos de IA para celulares, tablets e computadores — confira um resumo do evento.