Publicidade

App leva o Dynamic Island do iPhone para qualquer celular Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2022 às 16h20

Link copiado!

Apple
Apple

Não levou nem duas semanas para o Android receber um aplicativo capaz de copiar o recurso Dynamic Island, do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. O programa "dynamicSpot" reproduz com bastante similaridade a funcionalidade da Apple, introduzida como exclusiva dos celulares mais recentes e poderosos da companhia.

A "Ilha Dinâmica" do Android ainda está em beta, mas já oferece ao usuário várias experiências associadas ao notch, área de recorte onde fica a câmera, sensores e alto-falantes dos aparelhos. É possível visualizar notificações, controlar a reprodução de músicas, desligar alarmes e visualizar o status da bateria.

Continua após a publicidade

Diferentemente do rival da Apple, você pode personalizar o local: tamanho, posição e comportamento. É só tocar no pop-up preto no centro da tela para interagir com as notificações ilhadas. Segundo o desenvolvedor, a promessa é entregar ainda mais recursos futuramente.

Antes de tudo funcionar, o app solicita algumas permissões de acesso no seu celular, como notificações e para desenhar na tela, além de escolher quais apps serão afetados. O programa não depende de acesso à internet para rodar e garante não coletar nem compartilhar seus dados pessoais.

O software é gratuito, mas possui algumas limitações, como a não exibição na tela de bloqueio nem formas de interação com toque único na tela. Essa versão Pro custa R$ 24,99, um preço um tanto salgado para algo ainda em desenvolvimento.

O que é o Dynamic Island?

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira tentativa de reproduzir o recurso no Android. Há pouco mais de uma semana, um criador de temas conseguiu simular a novidade em celulares da Xiaomi. Além disso, duas importantes fabricantes chinesas, Realme e Redmi, já desenvolvem estudos para copiar o recurso do iPhone.

O Dynamic Island foi a forma encontrada pela Apple para dar uma funcionalidade criativa a uma área tradicionalmente perdida na tela dos celulares. O local onde fica a câmera costuma ser apresentado apenas como um recorte preto na tela, que acaba atrapalhando um pouco ao executar programas e vídeos em tela cheia.

No caso da Maça, o recurso depende de uma modificação na tela, por isso que apenas dois modelos topos de linha foram contemplados. A ilha dinâmica exibe vários tipos de informações, como músicas em execução, notificações de apps, alertas de sistema e alarmes programados.