App do Google que media distância usando realidade aumentada é descontinuado
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Por anos, o Google uniu esforços em implementar funcionalidades em realidade aumentada no Android. Uma das adições mais interessantes, o Measure, permitia que usuários estimassem distâncias pela câmera do celular. Infelizmente, sem qualquer aviso, a Gigante das Pesquisas tirou o app do ar, deixando usuários sem alternativas tão refinadas quanto ele.
- App "quase morto" do Google ultrapassa 5 bilhões de downloads no Android
- Mais um app do Google passa de 1 bilhão de downloads
- Mais um app essencial do Google bate a marca de 1 bilhão de downloads no Android
Os planos do Google em relação ao uso da realidade aumentada passam por remodelagens com certa frequência. No começo, a companhia pensava em incluir a RA no Project Tango, um protótipo de smartphone cujo foco era o reconhecimento espacial por meio de diversos sensores. Contudo, anos depois, o projeto foi substituído pelo ARCore, que garantia a mais dispositivos Android as mesmas capacidades com a tecnologia e é suportado até os dias atuais.
O Measure, por sua vez, era parte do conjunto de aplicações com realidade aumentada do Google. O aplicativo permitia que usuários tirassem medidas a partir da câmera do celular. A ferramenta não era tão precisa quanto obter as distâncias com ferramentas apropriadas, obviamente, mas o acesso prático e a estimativa serviam como quebra galho em certas ocasiões.
Tão boa foi a ideia do Google, que a Apple correu atrás de criar uma solução semelhante para os próprios aparelhos — na App Store e com exatamente o mesmo nome: Measure. Em ambos os casos, a solução era quase mágica: bastava apontar a câmera do celular para um objeto e fixar os pontos inicial e final para tirar a medida.
Por não ser um dos principais aplicativos do Google, o Measure não recebia tanta atenção. As atualizações dele eram feitas com grandes intervalos entre si e o app até chegou a ser parte do software de câmera nativo em testes. Em 2020, o recurso ganhou novas animações e mais conversões de unidade, tornando-se ainda mais completo.
Entretanto, como flagrou o site Android Police, ele não está mais listado na Play Store. Ao acessar o link do antigo app, usuários que nunca vincularam a conta ao serviço não conseguem mais encontrá-lo, enquanto aqueles que já o baixaram em algum momento ainda têm acesso à página oficial, onde é possível ler o seguinte: “este aplicativo não é mais suportado e não receberá mais atualizações”.
O Measure deve continuar funcionando se estiver baixado no celular, mas o Google pode implementar formas de controlar o acesso. Ademais, não está claro se a companhia só decidiu seguir outros caminhos — e decidiu abandonar a ferramenta — ou se colocará suas funções em outro software e não vê mais necessidade em distribuí-lo individualmente na Play Store.
Distribuidores alternativos de aplicativos, como o APK Mirror, permitem o download da última versão do Measure, contudo, é necessário autorizar a instalação de apps por fontes desconhecidas no Android para colocá-lo em ação.
O que você achou da ação sem aviso do Google? Acha que o Measure é só mais um dos aplicativos abandonados pela gigante ou que vai fazer falta? Deixe sua opinião.
Fonte: Android Police