Melhores aplicativos para transferir arquivos do Android para iPhone

Melhores aplicativos para transferir arquivos do Android para iPhone

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 26 de Junho de 2021 às 21h00
André Magalhães/Canaltech

Trocou o celular Android por um iPhone? Para que a transição ocorra sem muitos problemas, uma solução é transferir arquivos do seu celular antigo para o novo: fotos, vídeos e contatos podem ser compartilhados em ferramentas de transferência ou backup. Dessa forma, poderá experimentar o novo sistema operacional sem perder arquivos importantes do aparelho antigo.

As principais fabricantes possuem aplicativos próprios que ajudam com a transferência de apps, arquivos de mídia e contatos de um celular para outro. A Apple é uma delas, com o Migrar para iOS. Entretanto, essa migração é mais prática entre dois dispositivos Android, com maior compatibilidade para alguns backups. É o caso, por exemplo, do WhatsApp, que possui o backup armazenado no Google Drive.

Portanto, além do Migrar para iOS, é interessante instalar alguns apps que desempenham funções específicas na transferência de arquivos. Veja, a seguir, algumas opções!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Migrar para iOS

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: instalação gratuita

O Migrar para iOS é o aplicativo oficial da Apple para fazer a transição entre Android e iPhone. Contudo, o app só consegue ser utilizado durante a configuração inicial do seu aparelho: após avançar com esses primeiros passos no seu celular novo, não é possível realizar essa migração do Android, e o usuário precisa recorrer a outras alternativas.

Aplicativo oficial da Apple permite transferir arquivos na configuração inicial (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

No entanto, caso ainda esteja nessa etapa inicial de configuração do iOS, o aplicativo é uma das opções mais completas para transferir seus arquivos. São importados dados como contatos, histórico de mensagens de texto, fotos, vídeos, informações do Google Chrome, contas em e-mail ou calendário e apps que estão presentes na Google Play e App Store. Durante o processo de migração, o usuário consegue escolher quais dados serão enviados.

Essa transferência inicial é muito importante para trazer dados e arquivos importantes ao seu iPhone. Após a migração, basta apenas fazer o login em apps que salvam as suas informações em nuvem para retomar mais informações e iniciar a sua experiência no iOS. Contudo, o fato de só poder ser utilizado durante os primeiros passos da configuração do celular pode dificultar o processo para alguns usuários, que precisariam retornar o dispositivo aos padrões de fábrica para usufruir da funcionalidade.

2. Google Fotos

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita

Muitos serviços do Android são vinculados à conta do Google, como é o caso do Drive, Fotos e outras opções. A boa notícia é que esses mesmos serviços possuem versões para iOS e, ao acessar com a sua conta, é possível recuperar arquivos em backup e acessá-los rapidamente.

Acesse as suas fotos em backup (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para isso, é necessário ter o backup ativado no Google Fotos do seu aparelho Android. Na configuração, é necessário escolher quais pastas de imagens serão vinculadas, possibilitando armazenar fotos e vídeos de outras fontes além da própria câmera do celular. Quando fizer o login no iPhone, os conteúdos serão exibidos com conexão à internet e há a possibilidade de baixá-los.

O Google Fotos possui muitas semelhanças com o aplicativo Fotos, do iOS. As imagens podem ser agrupadas por data, locais ou por reconhecimento facial, quando ativo. Entretanto, o limite da conta gratuita é de até 15 GB, requerindo uma assinatura do Google One para ampliar o espaço de armazenamento.

3. Send Anywhere

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita

O Send Anywhere é uma plataforma criada para enviar arquivos grandes rapidamente. Com grande compatibilidade, pode ser acessada pelo navegador, por computadores e nos celulares, consolidada como opção interessante para transferir diversos arquivos de uma vez para o iOS.

Envie até 10 GB de arquivos pelo app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O envio pode ser feito de diferentes maneiras, mas um destaque do aplicativo é a possibilidade de fazer o download a partir de uma senha de seis dígitos. Após escolher todos os arquivos que deseja enviar, a plataforma cria um link compartilhável e disponibiliza um código numérico, com duração de 10 minutos. Em seguida, basta digitar esse código no outro celular para iniciar o download imediatamente.

Cada download por código consegue transferir até 10 GB de arquivos. O Send Anywhere nos celulares permite escolher fotos, vídeos, áudios e contatos para envio. Entre dois dispositivos Android, também é possível enviar apps.

Você prefere Android ou iOS? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.