6 aplicativos para você escapar do trânsito em todo o Brasil

6 aplicativos para você escapar do trânsito em todo o Brasil

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Março de 2022 às 09h10
Nabeel Syed/Unsplash

Enfrentar o trânsito em grandes cidades não tem sido uma tarefa fácil; a cada dia, as dificuldades para fugir do tráfego de dos enormes engarrafamentos são maiores. Por sorte, existem alguns aplicativos de trânsito que podem ajudar a melhorar e a contornar essa situação.

Alguns deles não só monitoram o fluxo de veículos em tempo real, mas oferecem opções de rotas alternativas, ajudando você a economizar tempo e dinheiro. Pensando nisso, o Canaltech separou para você 6 opções; confira abaixo mais detalhes!

1. Waze

  • Compatibilidade: Android, iOS e Web
  • Preço: gratuito com anúncios

Com base nas informações sobre o trânsito compartilhadas pelos usuários, o Waze é capaz identificar vias congestionadas, apontando até mesmo o motivo da lentidão. Tendo esses dados em mãos, a plataforma é capaz de sugerir o melhor trajeto.

Acesse o Waze para monitorar trechos engarrafados em tempo real (Captura de tela: Matheus Bigogno)

2. Google Maps

  • Compatibilidade: Android, iOS e Web
  • Preço: gratuito com anúncios

Dispensando apresentações, o Google Maps é uma ferramenta amplamente conhecida dos usuários. Além de ser bastante útil para verificar as condições do trânsito, ele também dá detalhes de radar, posto de combustível, se há rodízios e horários de maior tráfego. Além disso, também fornece informações de mobilidade e transporte público.

O Google Maps oferece informações de trânsito e até mesmo informações de rodízio (Captura de tela: Matheus Bigogno)

3. Citymapper

  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O Citymapper é um aplicativo de transporte público e serviço de mapeamento que exibe, assim como as opções anteriores, informações de tráfego e condições de vias. No entanto, seu diferencial, é que a plataforma reúne em um lugar só, todas as informações de serviços como o Apple Maps, Google Maps, Open Street Maps e oferece até a previsão do tempo nas localidades.

O Citymapper é um aplicativo de trânsito que reúne informações de várias plataformas em um lugar só (Captura de tela: Matheus Bigogno)

4. Mapas de trânsito

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com anúncios

Com o app Mapas de Trânsito, você pode calcular, de duas maneiras diferentes, as melhores rotas, evitando congestionamentos e engarrafamentos indesejados. Além de permitir ter uma vista da rua, você pode acessar uma bússola, acompanhar a velocidade e até mesmo a altitude do veículo.

Com o app Mapas de Trânsito, você pode calcular diferentes rotas para evitar congestionamento (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Tráfego perto de mim

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com anúncios

O app Tráfego perto de mim foi feito exclusivamente para acessar informações de trânsito em tempo real, condições de tráfego, tudo isso em tempo real. Outro ponto interessante da plataforma é que ela é capaz de dar informações sobre enchentes e alagamentos, oferecendo rotas alternativas.

Use o app para monitorar engarrafamentos próximos da sua região (Captura de tela: Matheus Bigogno)

6. Alertas Trânsito

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito com anúncios

Através da plataforma Alertas Trânsito, você poderá acompanhar os trechos de maior engarrafamento com base no Google em tempo real. Seu maior diferencial está na aba "News", com a qual é possível ver avisos de quais ruas estão em obras ou bloqueadas, permitindo que você desvie delas em seu trajeto.

Veja alertas de obras e vias bloqueadas no app Alertas Trânsito (Captura de tela: Matheus Bigogno)

A partir de agora você tem em mãos uma série de aplicativos para escapar do trânsito em todo o Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.