6 dicas para usar o Google Maps em suas viagens
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes | •
O planejamento é uma parte importante de uma longa viagem, seja o motivo por trabalho ou lazer. Um bom planejamento ajuda a conhecer o trajeto e evitar atrasos. Aplicativos de navegação por GPS, como o Google Maps (Android | iOS), apresentam funções muito úteis para essas ocasiões.
- 5 funções do Google Maps que são pouco conhecidas
- 6 funções pouco conhecidas do Waze que facilitarão sua vida
- Como ver no Google Maps regiões com novos casos de COVID-19
O Maps não limita-se apenas a guiar o usuário: o aplicativo também possui ferramentas que identificam horários de pico, encontram restaurantes e postos de combustível ou até mesmo permitem o uso off-line dos mapas. Confira, abaixo, algumas dicas importantes de como usar o Google Maps em viagens!
1. Determine o horário de partida ou chegada
O Google Maps permite determinar uma rota de acordo com seus horários. Ao configurar a data, o aplicativo envia uma estimativa de acordo com a frequência de trânsito na rota. Na opção de escolher horário de chegada, o Maps informa quando você deve iniciar o trajeto para evitar atrasos. Para configurar, escolha os locais de partida e destino final e toque no ícone de três pontos. Em seguida, selecione "Definir horário de saída ou chegada".
2. Adicione paradas
Se você precisar passar por mais de um destino, uma opção envolve adicionar paradas no trajeto. Dessa forma, não é necessário configurar o aplicativo novamente para uma viagem até o endereço final – a plataforma já traça a próxima rota assim que a primeira parada for concluída. Para inserir, toque no ícone de três pontos ao planejar a rota e selecione "Adicionar parada".
3. Acompanhe os níveis de trânsito
Evitar congestionamentos sempre é importante. Ao pesquisar por uma rota no Google Maps, arraste a tela para cima para visualizar mais informações da rota. O aplicativo traz um gráfico informando o tempo médio para concluir o trajeto de acordo com a situação do trânsito. Dessa forma, é possível comparar quanto tempo a mais uma viagem pode durar.
4. Faça o download do mapa
Na estrada, a conexão com a internet pode ser instável em algumas regiões. Para não depender apenas dos dados móveis, uma solução é baixar o mapa para acesso off-line. Ao selecionar uma localidade, arraste a tela para cima e pressione o ícone "Download". Em seguida, selecione o trecho desejado e armazene o mapa em seu aparelho.
5. Compartilhe sua localização
Para maior segurança, é possível compartilhar a sua localização com outros contatos. Dessa forma, enquanto estiver no trajeto, a outra pessoa consegue acompanhar sua rota e o nível de bateria restante em seu aparelho. Para isso, abra o Maps, toque no ícone de seu perfil e selecione a opção "Compartilhar local".
6. Conheça estabelecimentos
Ao pesquisar por uma localização, o Google Maps traz informações sobre diversos estabelecimentos ao redor. As opções incluem restaurantes, postos de combustível, bares, atrações turísticas, entre outras. Caso não conheça um local e precise fazer uma parada, o aplicativo pode ser um guia útil para serviços básicos.