Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Automotive terá novos apps e Google Assistente aprimorado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2022 às 18h10

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google apresentou uma excelente novidade para o Android Automotive durante a sua apresentação na CES 2022, realizada nesta quarta-feira (5). O sistema operacional para carros receberá novos aplicativos e terá uma integração aprimorada com os automóveis.

A ideia é oferecer soluções que tragam benefícios para quem utiliza o Android em veículos, ou seja, precisa de recursos específicas para garantir funcionalidades úteis sem distrair o condutor. Nenhum dos programas adicionados é realmente famoso do público no Brasil, especialmente porque os veículos elétricos ainda são artigos de luxo por aqui.

Continua após a publicidade

Por enquanto, estão confirmados os seguintes apps:

  • Sygic: programa de navegação por GPS
  • Flitsmeister: alertas sobre radares e obstáculos no trânsito
  • ChargePoint: exibe locais onde proprietários podem carregar veículos elétricos
  • PlugShare: mapa com cerca de 440 mil pontos de carregamento de veículos elétricos
  • SpotHero: localiza vagas pagas de estacionamento, garagens e serviços de manobristas
  • ParkWhiz: serviço de estacionamento que permite reservar vagas antes de chegar ao destino

O YouTube já estava disponível em alguns modelos específicos, mas o programa só reproduz imagens quando o carro está parado — usá-lo com o veículo em movimento vai tocar apenas o áudio. Não espere ver redes sociais ou apps similares porque esse tipo de programa teria pouca utilidade durante trajetos, logo podem levar tempo até desembarcar no Android Automotive.

Para quem reclamava da falta de ajustes do Google Assistente, os desenvolvedores prometeram aprimorar as funcionalidades do ajudante virtual. São esperadas a adição de mais frases para controlar recursos do carro e os fabricantes devem ganhar em breve uma nova forma de adicionar suas próprias ações.

Continua após a publicidade

Ainda não está claro se os usuários poderão utilizar o software, mas essa certamente seria uma adição bem-vinda que permitiria a criação de rotinas automatizadas — como ligar o ar-condicionado assim que o carro andar ou ativar o desembaçador traseiro quando o limpador de vidros estiver ligado.

Chaves digitais

Como já mencionado aqui no Canaltech, o Google trouxe junto desta atualização as chaves digitais de carros. Com o uso da tecnologia UWB, compatível com dispositivos como o Pixel 6 e o Galaxy S21, usuários poderão trancar, destravar portas e ligar o veículo apenas com o telefone Android por perto.

Até agora, apenas os modelos da BMW com o Android Automotive instalados de fábrica devem ter suporte, mas a ideia é expandir a novidade para mais carros (e modelos de celular) no futuro. Como os aparelhos móveis precisam oferecer suporte nativo à tecnologia Ultra Wideband (UWB), é possível que apenas novos aparelhos sejam compatíveis.

Continua após a publicidade

No mês passado, o Android Automotive recebeu o primeiro navegador web e curiosamente não foi o Google Chrome. A Vivaldi saiu na frente e ofereceu uma solução bastante completa, com praticamente todos os recursos da versão para celular, mas que só funciona quando o veículo não está em movimento.

Fonte: Android Headlines