Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android Automotive ganha navegador e não é o Google Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Dezembro de 2021 às 16h09

Link copiado!

Reprodução/Vivaldi
Reprodução/Vivaldi

O Android Automotive está prestes a receber um navegador e para a surpresa de todos não será o Google Chrome. A Vivaldi superou a concorrência para embarcar seu programa no sistema operacional para carros. O navegador já está liberado para as telas de 11 polegadas de todos os veículos Polestar 2 nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O Vivaldi para Android Automotive tem suporte a navegação por abas, streaming de áudio e vídeo, bloqueador de anúncios, função de anotações, proteção contra rastreamento e ferramenta de tradução. A ideia parece ser entregar uma experiência muito próxima da que o usuário desfruta no celular Android ou no PC.

Continua após a publicidade

Por ser um navegador para veículos, há algumas restrições para manter a segurança do condutor. Ele só é acessível, por exemplo, quando o carro está estacionado e o conteúdo de streaming ficará no modo de somente áudio quando o veículo começar a andar. Por enquanto, não é possível efetuar nenhum tipo de download — provavelmente para evitar malwares — e não está claro se isso deve mudar no futuro.

Segundo a companhia, nenhum dos dados de navegação será armazenado pelo carro, mas é possível fazer login na sua conta pessoal para sincronizar o histórico com outras plataformas suportadas. Assim, se você tiver o carro roubado ou vendido, basta deslogar da conta e todas as informações estarão seguras. O programa também deve receber atualizações frequentes para manter sempre a última versão instalada.

Não há informações sobre quando o navegador será disponibilizado para outros carros. Quem é dono de um Polestar 2, ou seja, pouquíssimas pessoas no mundo, já pode baixá-lo diretamente pela Play Store.

Fonte: Vivaldi