Alerta indica que WhatsApp pode liberar edição de mensagens em breve
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp Beta para iOS começou a realizar um teste indicando a possível evolução na chegada da ferramenta de edição de mensagens. Os desenvolvedores do app já trabalham nisso há algum tempo, mas novidades eram escassas nas últimas semanas.
A versão 23.6.0.74, exclusiva para um pequeno grupo de testadores, começou a exibir um alerta para evitar sobre conteúdo alterado pelo usuário. Segundo o site WABetaInfo, responsável pelo print de tela, isso ocorre quando alguém clica na mensagem editada.
Suas mensagens editadas não vão ser exibidas para todos na conversa, mas somente para quem estiver com a versão mais recente do programa. Se alguém estiver com uma mais antiga, incompatível com o recurso, pode se deparar com o alerta.
Mesmo assim, é provável que este seja apenas um aviso temporário, porque a visualização de um recurso tão importante deve ser liberado para todos, inclusive para quem usa um software mais desatualizado. Já para quem desejar editar as mensagens, aí sim será preciso migrar para a versão atual.
Editar mensagens no Zap é esperado há meses
Editar mensagens pode ser uma maneira mais rápida de corrigir um erro de digitação ou acrescentar uma informação importante sem precisar deletar o conteúdo inteiro. Como o balão da mensagem ficará marcado como “editado”, não dá nem para alguém fazer graça mudando inteiramente o contexto de uma frase, porque os outros vão desconfiar.
No estágio atual, somente consegue modificar o texto de uma mensagem quem o fizer com até 15 minutos da publicação original. Isso deve impedir a manipulação de informações muitas horas ou dias depois da divulgação.
Vale lembrar que o recurso ainda está em desenvolvimento, sem acesso dos usuários, então pode passar por novos ajustes até a liberação. Ainda não há prazo de quando o WhatsApp pretende adicionar a novidade, mas a expectativa é de que isso não demore. Em meados de fevereiro, outra mensagem de erro também indicava um possível ajuste na ferramenta, algo que certamente animou os testadores.
Na semana passada, o Zap para iOS começou a testar vídeos rápidos, estilo Telegram. Será parecido com a ferramenta de gravação e envio de áudios: usuários poderiam gravar vídeos de até 60 segundos e mandá-los ao chat em tamanho reduzido, em um modelo que lembra as figurinhas, diferente de vídeos tradicionais, que tomam a tela toda.
Fonte: WABetaInfo